• Carregando...

Na rodada desta quarta-feira das Eliminatórias Europeias, que terá a realização de 25 jogos, cinco seleções europeias podem garantir classificação para a Copa de 2010: Inglaterra, Sérvia, Espanha, Dinamarca e Eslováquia. Por enquanto, a Holanda é a única representante da Europa já garantida no Mundial da África do Sul.

Inglaterra e Sérvia são as únicas seleções que dependem só de seus resultados para conseguir a vaga já nesta quarta-feira. Para isso, basta que vençam seus jogos, contra Croácia e França respectivamente. E ambas jogarão em casa.

"Estamos em excelente situação, e queremos terminar o serviço logo", afirmou o zagueiro inglês John Terry. A Inglaterra venceu as sete partidas que fez nas Eliminatórias. Por isso, lidera o Grupo 6 com 21 pontos, quatro a mais do que a Croácia, que aparece em segundo lugar.

No primeiro turno das Eliminatórias da Copa de 2010, a Inglaterra goleou a Croácia por 4 a 1 em Zagreb. Mas foram os croatas que tiraram os ingleses da última Eurocopa, por terem vencido o duelo decisivo em Wembley, mesmo palco do jogo desta quarta-feira.

Lembrando daquela partida, o técnico croata Slaven Bilic disse que a Inglaterra entrará em campo muito mais pressionada do que o seu time. Do lado inglês, o treinador italiano Fabio Capello respondeu com ironia: "Muito obrigado, senhor Bilic. Sua declaração é uma motivação e tanto para os meus jogadores."

Em Belgrado, a Sérvia terá o apoio de 60 mil pessoas no jogo contra a França. "É um privilégio viver este momento. Tenho certeza de que a energia das arquibancadas será passada para os nossos jogadores", disse o técnico sérvio Radomir Antic, lembrando que sua seleção lidera o Grupo 7 com 18 pontos, quatro a mais do que os franceses, que estão em segundo lugar.

O técnico francês Raymond Domenech, que está ameaçado de demissão, disse que não se importa com o clima que seu time encontrará na Sérvia. "Nossos jogadores estão acostumados a enfrentar atmosferas hostis. Tanto faz jogar em Paris, Belgrado ou qualquer outro lugar", avisou.

Pelo Grupo 5, a Espanha lidera com 21 pontos e enfrenta a eliminada Estônia em Mérida. Mas, para garantir a vaga já nesta quarta-feira, a seleção espanhola depende também de um tropeço da vice-líder Bósnia, que recebe a terceira colocada Turquia.

Já no Grupo 3, a Eslováquia está perto de garantir sua primeira participação em Copa do Mundo. Na liderança da chave, com 16 pontos, a seleção eslovaca enfrenta nesta quarta-feira, em Belfast, justamente a segunda colocada, a Irlanda do Norte, que tem 14 pontos. Mas também depende do empate entre Eslovênia e Polônia para se classificar agora.

E no Grupo 1, a Dinamarca recebe a Albânia nesta quarta-feira e pode se classificar para a Copa em caso de vitória. Para isso, no entanto, ainda depende de outros dois resultados na rodada: uma vitória de Portugal sobre a Hungria e um tropeço da Suécia diante de Malta.

Para Portugal, uma derrota nesta quarta-feira, em Budapeste, já representará o fim do sonho de ir à Copa de 2010. Atualmente em quarto lugar no Grupo 1, com 10 pontos - tem sete a menos do que a líder Dinamarca -, a seleção portuguesa confia nos gols do atacante brasileiro Liedson, que será titular diante da Hungria.

Confira os 25 jogos desta quarta-feira na Europa:

Malta x SuéciaAlbânia x DinamarcaHungria x Portugal Israel x Luxemburgo Letônia x SuíçaMoldávia x GréciaRepública Checa x San Marino Irlanda do Norte x EslováquiaEslovênia x PolôniaLiechtenstein x Finlândia Alemanha x AzerbaijãoPaís de Gales x RússiaArmênia x Bélgica Bósnia x TurquiaEspanha x Estônia Bielo-Rússia x Ucrânia Andorra x CasaquistãoInglaterra x CroáciaIlhas Faroe x LituâniaRomênia x Áustria Sérvia x FrançaMontenegro x ChipreItália x Bulgária Noruega x Macedônia Escócia x Holanda

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]