• Carregando...
Oleg Ostapenko topou reassumir o comando da seleção ucraniana de ginástica | Arnaldo Alves / Gazeta do Povo
Oleg Ostapenko topou reassumir o comando da seleção ucraniana de ginástica| Foto: Arnaldo Alves / Gazeta do Povo

Apontado como um dos responsáveis pela evolução da ginástica artística brasileira nos últimos anos, Oleg Ostapenko será o técnico da seleção ucraniana de ginástica na próxima temporada. No entanto, Vicélia Florenzano, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, diz que o treinador, que também recebeu convites para atuar na Rússia, deixou as portas abertas.

"Ele (Oleg) vai ser o chefe dos treinadores da Ucrânia, como ele era no Brasil. A gente sente saudades dele, mas pelo menos a Irina (Ilyashenko, assistente de Oleg) vai ficar. Ela já é brasileira (risos). Não tem como ele voltar, pelo menos no próximo ano. Já em 2010, quem sabe?", disse ela, que entrega o cargo em fevereiro, durante a festa do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira.

Depois do oitavo lugar por equipes em Pequim e da ausência de medalhas, o ucraniano teve seus métodos de trabalho questionados por Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Laís Souza, que reclamaram de lesões após uma carga excessiva de treinos. No entanto, de acordo com a dirigente, as acusações não pesaram para a saída de Oleg, que já planejava voltar a seu país após os Jogos.

"Isso não manchou em nada o trabalho dele. Ele ficou sabendo, mas não teve nada a ver (com a saída dele). Não tenho problema com nenhum ginasta, me dou bem com todos eles e acho que isso não mancha em nada a imagem da CBG".

Com Oleg Ostapenko no comando, a seleção brasileira de ginástica artística feminina viveu seu melhor período na história, classificando pela primeira vez uma equipe completa para as Olimpíadas, em 2004, feito repetido quatro anos depois. Nestes oito anos, o Brasil conquistou três medalhas em Mundiais, com a prata de Daniele Hypolito em 2001, o ouro de Daiane dos Santos em 2003 e o bronze de Jade Barbosa em 2008.

Na Ucrânia, o retorno do treinador representa a esperança de melhores dias para a seleção, que caiu de rendimento nos últimos anos. Oleg foi o treinador da equipe principal nas Olimpíadas de 1996 e 2000, além de ter trabalhado com as estrelas Tatiana Lysenko, Natalia Kalinina e Viktoria Karpenko e com a ex-campeã mundial Lilia Podkopayeva.

"O Oleg voltou para a Ucrânia. Este é o primeiro passo para o retorno dos nossos melhores atletas", festejou o técnico da seleção masculina, Igor Korobchinsky, em entrevista à imprensa européia.

Dirigente diz que ginastas seguirão em seus clubes no próximo ano

Com o fim de um ciclo olímpico exaustivo, as ginastas da seleção brasileira deverão seguir treinando em seus clubes em 2009, adiantou Vicélia. No entanto, a dirigente garantiu que o Centro de Treinamento de Curitiba, onde elas se mantiveram concentradas nos últimos quatro anos, será mantido.

"Pelo menos neste próximo ano, serão feitas poucas mudanças, uma decisão que eu considerei sábia", disse Vicélia, que verá a sua atual vice-presidente, Maria Luciene Resende, assumir o posto de comandante da CBG a partir de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]