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Rodízio

A saída de Fisichella para a Ferrari põe no grid de 2009 – que começou o ano com apenas uma novidade, Sebastian Buemi – a quarta cara nova.

Ferrari

O acidente de Felipe Massa na Hungria abriu o rodízio na Ferrari número 3. Michael Schumacher foi anunciado, mas desistiu por falta de condições físicas. Luca Badoer, o substituto, correu das vezes e deu vexame. Agora, a aposta é Giancarlo Fisichella.

Renault

A baixa produtividade de Nelsinho Piquet custou o emprego do brasileiro, substituído por Romain Grosjean.

Toro Rosso

O time-satélite da Red Bull também demitiu um piloto, Sebastien Bourdais. O substituto foi o novato espanhol Jaime Alguersuari, que jamais havia pilotado um F-1.

Force India

Sem Fisichella, cedido gratuitamente à Ferrari, a equipe indiana deve apostar em outro italiano, Vitantonio Liuzzi.

Maranello - Quando o brasileiro Felipe Massa sofreu o grave acidente no dia 25 de julho, durante o treino do GP da Hungria, a Ferrari logo escalou o alemão Michael Schu­­macher para substituí-lo. Mas ele não reuniu condições físicas após mais de dois anos aposentado. A opção, então, foi pelo italiano Luca Badoer, piloto de testes da equipe. Diante do péssimo desempenho, houve nova mudança ontem, quando o também italiano Giancarlo Fisi­­chella foi contratado.

Fisichella já estava disputando a temporada pela Force India, que aceitou liberá-lo. Assim, o piloto de 36 anos assinou contrato para subs­­­tituir Massa até o fim do ano, formando dupla com o finlandês Kimi Raikkonen. Para a equipe italiana, será a chance de voltar a ter bons resultados, pois Badoer, apesar de experiente (38 anos), não disputava uma corrida de Fórmula 1 há 10 temporadas e andou sempre nas últimas colocações nas provas em Valência e em Spa.

Fisichella está na Fórmula 1 desde 1996, passando por Minardi, Jordan, Benetton, Sauber, Renault e Force India – nesse período, disputou 224 corridas e somou três vitórias. Mas nunca escondeu o sonho de pilotar a Ferrari, desejo que realizará agora, provavelmente como um fecho de ouro para a sua carreira. A estreia dele na equipe italiana será justamente no GP da Itália, dia 13, em Monza. "Estou no céu. Não posso acreditar que o sonho da minha vida se tornou realidade", comemorou.

Fisichella não esqueceu de agradecer ao dono da Force India, Vijay Mallya, pela liberação antes do fim do seu contrato, que acabava neste ano. "Vijay foi muito generoso por ter permitido que isso se tor­­nasse uma realidade. Espero que a minha passagem tenha ajudado a Force India a crescer e estar no caminho para alcançar suas ambições", disse.

A Ferrari já adiantou que Fisichella será piloto de testes a partir de 2010, quando Massa reassume seu lugar. "Escolhemos Gian­­carlo porque entendemos que ele pode dar importante contribuição em pontos neste fim de temporada", disse o chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali.

Feliz pelo resultado de Fisi­­chella na Bélgica, quando foi pole position e terminou a corrida em se­­gundo lugar – feitos inéditos pa­­ra a Force India –, Vijay Mallya não hesitou em liberá-lo. "Para qualquer piloto italiano, correr pela Ferrari é um sonho antigo e Giancarlo não é uma exceção. Ninguém deve ficar no caminho disso", explicou o dirigente.

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