Paris - O site oficial da Fórmula 1 divulgou um vídeo, ontem, que trouxe a público novos diálogos feitos via rádio entre os pilotos e os engenheiros da Ferrari durante o GP da Alemanha, dia 25 de julho, quando o brasileiro Felipe Massa abriu passagem para que o seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, vencesse a corrida.
As novas conversas mostram que a equipe pediu para que o piloto brasileiro andasse mais rápido quando era pressionado por Alonso. Mas deixam claro também a pressão feita pelo espanhol, que chegou a dizer via rádio que Massa estava "muito mais lento", forçando a Ferrari a ordenar a troca de posições entre os dois.
Por causa da sua atitude polêmica, a Ferrari foi multada em US$ 100 mil pelos comissários da prova e será julgada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no dia 8 de setembro. As novas imagens e os áudios do vídeo poderão ser usadas como provas tanto de defesa quanto de acusação no julgamento.
Em um dos trechos dos novos diálogos, o engenheiro da equipe mandou recado a Massa: "Você precisa melhorar seu ritmo porque Fernando está mais rápido". Em seguida, ainda no início da corrida, ele reforçou o aviso: "Ele (Alonso) está muito próximo. Ele vai tentar ultrapassar, você precisará se defender".
Irritado com o ritmo mais lento de Massa, o espanhol chegou a classificar a situação como "ridícula". Depois, reclamou via rádio, cobrando uma atitude da direção da equipe: "Estou muito mais rápido que Felipe". Ao receber essa última mensagem, Andrea Stella, engenheiro de Alonso, tentou acalmar o espanhol: "Entendi a mensagem".
Mais tarde, Massa recebeu a ordem da equipe e abriu passagem para Alonso. "Fernando está mais rápido do que você. Confirma que entendeu a mensagem?", foi o que disse o engenheiro da Ferrari ao brasileiro, gerando a grande polêmica.