• Carregando...

Depois de muitas reclamações e acusações de resultados armados, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta terça-feira (5) uma nota oficial admitindo a possibilidade de mudar a fórmula de disputas das próximas edições do Campeonato Mundial. Segundo parte das seleções, principalmente a do Brasil, o regulamento do Mundial da Itália beneficia a dona da casa. Além disso, permite que times manipulem resultados para pegarem caminhos mais fáceis nas fases seguintes.

As tais partidas "estranhas" causaram revolta também nos torcedores. A primeira foi a derrota da Rússia para a Espanha, na segunda fase. Durante Brasil x Bulgária, muitos viraram as costas e, depois de verem os brasileiros perderem, alguns afirmaram que entrariam com pedido de ressarcimento para ter o dinheiro do ingresso de volta.

Classificado à terceira fase na segunda colocação do Grupo, o Brasil não precisou passar por Florença e seguiu direto para Roma. Lá, os adversários seriam República Tcheca e Alemanha, teoricamente mais fracos do que Cuba e Espanha, que estão no caminho búlgaro.

A FIVB consultará especialistas para estudar novas propostas e sugestões.

Confira parte da nota:

A FIVB é firmemente contra qualquer forma de manipulação, técnica ou financeira. Todos os sistemas de competição podem ser melhorados. Se há um sorteio, o acaso existe. Se há um grupo, ele favorece o time da casa e os times fortes. O sistema round robin (de pontos corridos) também tem seus problemas porque um time pode fazer um favor a outro. A FIVB vai consultar todos os especialistas para estudar propostas e sugestões para melhorar a fórmula de competição. Claro, ao fazer isso, precisamos ser objetivos e realistas.

Ao olhar para as novas possibilidades, os pontos-chave são a participação e a qualidade dos jogos. Precisamos assegurar que haja a oportunidade de os países participarem. Camarões é um excelente exemplo neste Campeonato Mundial. Eles tiveram a possibilidade de participar e prosperaram. Ao mesmo tempo, precisamos ter a certeza de que a qualidade das partidas não vai sofrer. Achar a combinação certa e o equilíbrio é obviamente uma tarefa difícil. Uma fórmula para todos os Mundiais é uma possibilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]