• Carregando...
Maquete da nova pista de Abu Dhabi: joia no meio do deserto recebe a prova de encerramento da temporada | Ahmed Jammalah/Reuters
Maquete da nova pista de Abu Dhabi: joia no meio do deserto recebe a prova de encerramento da temporada| Foto: Ahmed Jammalah/Reuters

Uma chance de rivalizar com Dubai

A cidade de Abu Dhabi é o maior de todos os sete Emirados Árabes Unidos, com uma área de 67.340 quilômetros quadrados. Também é a capital do país. Sua população é estimada em 1,850 milhão de habitantes e tem ao seu redor mais de 200 ilhas, muitas delas intocadas, que chamam a atenção pela beleza. Financeiramente, o petróleo domina as atividades. Com a chegada da Fórmula 1 – e também do Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado na cidade em 2009 e 2010 –, as autoridades locais esperam impulsionar o turismo da região, que nos últimos anos perdeu espaço para Dubai.

O circo da Fórmula 1, como todo bom espetáculo, é itinerante. Ano vai, ano vem e o calendário da categoria sempre passa por mudanças, muitas guiadas por interesses financeiros. Em 2009, saem os Grandes Prêmios do Canadá, disputado no tradicional circuito Gilles Villeneuve – os organizadores não conseguiram dinheiro suficiente para garantir a corrida –, e da França, que agora tenta promover uma prova de rua em Paris. No seu lugar, apoiado pelos petrodólares, entra o GP dos Emirados Árabes Unidos, que será disputado no suntuoso autódromo de Yas Marina, em Abu Dhabi, construído por 250 milhões de euros.

A nova prova vai encerrar a temporada, no dia 1.° de novembro. E os promotores desejam encantar o mundo com muito luxo e organização. As obras estão a todo vapor. A pista, de 5,6 quilômetros, foi desenhada pelo alemão Hermann Tilke, famoso por projetar boa parte dos circuitos que entraram no calendário recentemente.

O traçado é bastante seletivo e combina áreas de alta velocidade e grandes retas com curvas fechadas, para facilitar as ultrapassagens. O cenário também é variado. Passa por ruas comuns, atravessa um hotel e circula pelas marinas. "Abu Dhabi vai entregar uma experiência única para os fãs da Fórmula 1. Certamente é uma pista diferenciada e especial", garante um dos responsáveis pelo autódromo, o xeque Khaldoon Al Mubarak.

De acordo com as estimativas dos organizadores, o GP de Fórmula 1 dos Emirados Árabes terá 56 voltas e a distância percorrida será de 309 quilômetros. Os pilotos realizarão cada giro com um tempo na casa de 1 minuto e 38 segundos, a uma velocidade média de aproximadamente 200 km/h.

Grandiosidade

O complexo no qual está o circuito de Abu Dhabi é luxuoso e grandioso: tem mais de 1,6 milhão de metros quadrados. Fazem parte do empreendimento, por exemplo, o sofisticado Hotel Yas Marina, cujas instalações se fundem com a pista, e a Sun Tower, uma torre de 60 metros de altura que permitirá aos convidados uma visão privilegiada da prova.

Além disso, o complexo do autódromo inclui o Ferrari World Abu Dhabi – um parque temático, fruto de uma parceria da equipe italiana com a Warner Bros –, que conta com butiques, hotéis cinco estrelas, um parque aquático, mais de 350 mil metros quadrados de espaço para lojas, campos de golfe, marinas, restaurantes, várias instalações de entretenimento e propriedades residenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]