• Carregando...
Nelsinho Piquet está otimista com a Renault para o começo de temporada | Bernard Asset/Divulgação
Nelsinho Piquet está otimista com a Renault para o começo de temporada| Foto: Bernard Asset/Divulgação

Filho de peixe...

... Nem sempre peixinho é. Três filhos de ex-pilotos estão na F-1 atual, ainda sem conseguir resultados expressivos.

Nelsinho Piquet

Filho do tricampeão Nelson Piquet, teve um ano de estreia irregular, em 2008. Após muitas quebras no início da temporada, foi segundo colocado na Alemanha. Andou sempre atrás de Fernando Alonso e, se não for bem neste ano, ficará a pé.

Nico Rosberg

O filho do ex-campeão Keke Rosberg está há três anos na categoria. Ano passado, conseguiu um segundo lugar (Cingapura) e um terceiro (Austrália). É piloto titular da Williams.

Kazuki Nakajima

Em um ano e meio, mostrou mais talento que o pai Satoru. Pontuou em seis corridas de 2008 pela Williams.

É o ano do vai ou racha para o filho do Nelsão. Abaixo das expectativas na temporada de estreia, Nelsinho Piquet ganhou mais uma chance da Renault, porém sabe que se não conseguir resultados melhores, tende a ficar a pé em 2010.

O recado, mais direto possível, foi dado pelo seu chefe de equipe, o italiano Flavio Briatore: "No momento ele não venceria um campeonato mundial pela Renault ou pela Ferrari. Seu sobrenome não o faz um piloto mais rápido."

Briatore chegou a se referir a Nelsinho como um "personagem misterioso". Possivelmente uma alusão à capacidade demonstrada pelo brasileiro de andar rápido – que no fim das contas lhe rendeu mais um ano no cockpit da equipe francesa –, mas pecar pela irregularidade.

Uma pressão que vem desde o ano passado – no meio do campeonato eram fortíssimos os rumores de que ele poderia ser trocado a qualquer momento –, mas com a qual o piloto de 24 anos parece ter se acostumado. "Acho que essa temporada será mais fácil para mim porque estou mais confortável no time e conheço todos os circuitos. Sei como me preparar para os fins de semana de corrida e vou começar o ano de onde parei em 2008", discursa Nelsinho.

Ele pensa em repetir com mais frequência resultados como o sexto lugar na Hungria, o quarto no Japão e, principalmente, o segundo na Alemanha, seu primeiro pódio. Todas provas da segunda metade de 2008.

Foi nesse momento que a Renault começou a deslanchar, levando inclusive o companheiro Fernando Alonso às vitórias em Cingapura e no Japão. No início, além da inexperiência do brasileiro, pesou o péssimo rendimento do carro.

"Começaremos a temporada numa situação muito melhor do que no ano passado", comemorou Nelsinho após os testes realizados na Espanha. "A pré-temporada de 2008 foi bastante desastrosa, estávamos muito lentos e já se via que iríamos começar mal o ano. Mas agora creio que fizemos um bom trabalho", endossou o espanhol Alonso, mais satisfeito ao final dos testes. Nos primeiros dias, ele havia chegado a afirmar que nem com o tanque vazio a Renault se aproximaria dos tempos da surpreendente Brawn GP, por exemplo.

Se é quase impossível andar na frente do companheiro, bicampeão mundial e declaradamente o primeiro piloto da escuderia, o brasileiro aposta em menos erros e no desenvolvimento do modelo R29 para alcançar um objetivo difícil. "Eu adoraria terminar o campeonato no ‘top 5’ dos pilotos. Seria excelente conquistar esse resultado, mas obviamente vai depender da performance do carro", planeja o que seria um grande passo para garantir seu lugar no grid em 2010 e começar a ser mais conhecido pelos próprios feitos do que como "o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]