• Carregando...
 | Albert Gea/Reuters
| Foto: Albert Gea/Reuters

Os carros de Fórmula 1 estão diferentes. Uma regulamentação da Federação Internacional de Auto­­­mobilismo (FIA), válida a partir desse ano, obrigou os bicos dos veículos a terem, no máximo, 55 centímetros de altura - 7,5 a menos do que em 2011. Para se adaptar à exigência, dez das 12 equipes da categoria resolveram adotar um degrau na parte da frente dos modelos. A novidade causou estranheza, mas se trata de uma medida de segurança.

O objetivo ao se reduzir a altura é diminuir os riscos para os pilotos em casos de batidas com outros carros. Antes, havia uma possibilidade maior de os cockpits serem atingidos após os impactos, principalmente quando se tratava de uma colisão lateral em "T", por exemplo. A solução aerodinâmica encontrada pelas equipes para rebaixar o bico foi desenhar o degrau.

Apenas McLaren e Marussia apresentaram os modelos sem o "detalhe" na parte frontal do carro. Porém, com ou sem a novidade, o desempenho dos carros e o estilo de pilotagem não devem ser alterados.

"Mudanças no carro e no regulamento não interferem. No nível de uma Fórmula 1, o piloto não pode dar a desculpa de que não está se adaptando às dificuldades", comenta o ex-piloto da F1, Tarso Marques.

Se a direção não foi alterada, a aparência... "Os carros não ficaram tão bonitos, mas acho que as pessoas vão se acostumar e, obviamente, foi uma forma de contornar o regulamento desse ano", disse o atual bicampeão Sebastian Vettel. Em um comunicado oficial, a Ferrari também admitiu que o novo desenho não é dos mais belos.

"O lado de segurança saiu ganhando com o novo bico, mas o tiro saiu pela culatra no lado estético", afirma o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti. Para ele, o carro mais feio implica negativamente na magia e admiração que os carros da categoria causam nos torcedores.

"O bico novo só serviu mesmo para deixar os carros mais feios", reforça o piloto paranaense Enrique Bernoldi, que correu na categoria em 2001 e 2002.

A Red Bull conseguiu ir além das outras equipes mais uma vez. Mesmo dentro da novidade dos bicos para esta temporada, a escuderia austríaca lançou o modelo 2012 com uma entrada de ar no degrau. Feio ou bonito, o importante é ser eficiente.]

Rubinho Barrichello: Parece que pegaram um martelo e amassaram o bico dos carros. Bonito mesmo era o meu modelo de 1994: aquela Jordan toda colorida com um "Arisco" estampado no lado do possante. Quem lembra?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]