• Carregando...
Giovanna Amati foi, em 92, a última mulher a correr na Fórmula 1 | Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Giovanna Amati foi, em 92, a última mulher a correr na Fórmula 1| Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

As heroínas

Maria Teresa de Fillipis

GPs: 4

Largadas: 4

Melhor colocação: 10°

Lella Lombardi

GPs: 17

Largadas: 13

Melhor colocação: 6°

Divina Galica

GPs: 3

Largadas: -

Melhor colocação: -

Desiree Wilson

GPs: 1

Largadas: -

Melhor colocação: -

Giovanna Amati

GPs: 3

Largadas: -

Melhor colocação: -

  • Danica surge como candidata a reverter histórico ruim das mulheres na F- 1

O recente lançamento da equipe USF1, que pretende estrear na Fórmula 1 em 2010, trouxe à tona um assunto praticamente esquecido: a participação feminina na categoria. O comando do time não esconde de ninguém que a americana Danica Patrick, dona de alguns bons resultados na Fórmula Indy, é forte candidata a ocupar uma das vagas de piloto da escuderia. Ela seria a sexta mulher a disputar ou tentar disputar uma corrida de Fórmula 1.

A primeira representante do sexo feminino a alimentar o sonho de fazer sucesso na principal categoria do automobilismo foi a italiana Maria Teresa de Fillipis. Ela correu entre 1958 e 1959, disputando quatro GPs pela equipe Maserati e um pela Porsche. Sua melhor atuação foi na segunda corrida, na Bélgica, em 58, quando terminou na décima colocação.

A segunda mulher a pilotar um carro de Fórmula 1 também veio da Itália. Trata-se de Lella Lombardi, que estreou no GP da Grã-Bretanha de 1974, pela equipe Brabham. Em 1975, com um March, disputou 12 das 14 provas da temporada, classificando-se em dez corridas. Na Espanha, Lella conquistou a melhor colocação de uma mulher na categoria, com a sexta posição – que lhe valeu meio ponto, ao invés de um, pois a corrida foi finalizada antecipadamente. Em 1976, foram mais quatro GPs, com duas largadas.

A inglesa Divina Galica foi a terceira representante feminina a tentar a sorte na categoria. A piloto disputou treinos para três GPs entre 1976 (com um Surtees) e 1978 (Hesketh), mas não conseguiu se classificar para nenhu-ma prova. A quarta mulher da Fórmula 1 foi a sul-africana Desiree Wilson. Em 1980, ela tentou largar com uma Williams na corrida da sua terra natal, mas não obteve êxito.

O ciclo feminino na principal categoria do automobilismo mundial termina com a italiana Giovanna Amati. Ela iniciou o Mundial de 1992 pela Brabham. A bordo de um carro problemático, tentou nos três primeiros GPs e não conseguiu se classificar em nenhum.

Contatada pela reportagem para falar de uma possível sondagem da USF1 ou de planos para um futuro na categoria, Danica Patrick respondeu, por intermédio da sua assessoria de imprensa, que "não tem nada para comentar a respeito do assunto nesse momento".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]