• Carregando...
Hamilton venceu o GP da Espanha de 2017. | LLUIS GENE/AFP
Hamilton venceu o GP da Espanha de 2017.| Foto: LLUIS GENE/AFP

Com uma estratégia bem-sucedida, o inglês Lewis Hamilton superou o alemão Sebastian Vettel neste domingo e venceu o GP da Espanha de Fórmula 1, no circuito de Montmeló, nos arredores de Barcelona. O piloto da Mercedes exibiu melhor escolha em sua tática de pneus e, apesar da fraca largada, faturou a segunda vitória do ano. Vettel terminou em segundo e o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completou o pódio. Felipe Massa foi apenas o 13º colocado.

Fórmula 1 2017: confira a classificação e o calendário da temporada

No exigente circuito catalão, Hamilton mostrou fôlego e tomou melhores decisões para voltar a vencer, após ser superado por Vettel e pelo finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de Mercedes, nas últimas etapas. A sequência de pneus utilizada, terminando com os macios, foi determinante para o novo triunfo.

Com sua 55ª vitória na F-1, Hamilton reduziu a vantagem de Vettel na liderança do Mundial de Pilotos. O alemão soma 104 pontos, contra 98 do tricampeão.

Os pilotos da Fórmula 1 voltam à pista daqui a duas semanas para a disputa do tradicional GP de Mônaco, pelas ruas de Montecarlo, no dia 28.

A corrida

Depois do treino de sábado, Hamilton afirmara que poderia ter dificuldade para conter Vettel na largada. Neste domingo, o alemão justificou a preocupação ao ultrapassar o inglês antes da primeira curva numa largada tumultuada no pelotão intermediário. Uma disputa entre Bottas, Raikkonen e Verstappen abreviou a corrida dos dois últimos e quase causou forte batida logo na primeira curva.

Os três disputavam as primeiras posições quando dividiram a pista. Somente Bottas saiu imune do choque de roda com roda. Raikkonen e Verstappen saíram da pista e, quando voltaram, quase acertaram outros pilotos. Acabaram deixando a corrida na sequência. Logo atrás, Massa e Alonso também se tocaram e ambos ficaram no prejuízo.

O brasileiro teve um dos pneus furado. Ao fazer uma parada inesperada para trocar o composto, caiu para o pelotão do fundo. Alonso, que largou de um surpreendente 7º lugar, saiu da pista e também perdeu posições importantes. O choque restringiu a corrida da dupla a uma briga pelas últimas colocações. Somente três pilotos cruzaram a linha de chegada atrás deles.

Na ponta, Vettel e Hamilton fizeram uma briga de estratégia e velocidade até a última volta. Na condição de coadjuvante, Bottas não chegou a sonhar com a vitória. O vencedor da última prova acabou ofuscado pela primeira disputa direta entre o alemão e o inglês.

Confira a classificação final do GP da Espanha:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 66 Voltas em 1h36min14s

2º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 3s490

3º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 1min15s820

4º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 1 volta

5º - Esteban Ocon (FRA/Force India), a 1 volta

6º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1 volta

7º - Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), a 1 volta

8º - Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a 1 volta

9º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta

10º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta

11º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta

12º - Fernando Alonso (ESP/Mclaren), a 2 voltas

13º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 2 voltas

14º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 2 voltas

15º - Jolyon Palmer (ING/Renault), a 2 voltas

16º - Lance Stroll (CAN/Williams), a 2 voltas

Não completaram a prova:

Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)

Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]