• Carregando...
O inglês venceu a corrida, sua segunda na temporada e assumiu a liderança do campeonato | Reuters
O inglês venceu a corrida, sua segunda na temporada e assumiu a liderança do campeonato| Foto: Reuters

As corridas em Spa-Francorchamps têm como marca registrada a imprevisibilidade, principalmente por causa da instabilidade climática da região da floresta das Ardenas. E o GP da Bélgica deste ano não foi diferente. A chuva caiu no início e nas últimas voltas da corrida, provocando uma enorme confusão. Apenas um piloto escapou dos problema: Lewis Hamilton. O inglês venceu a corrida, sua segunda na temporada e assumiu a liderança do campeonato.

Hamilton está agora três pontos à frente de Mark Webber, antigo líder, que teve problemas na largada, caiu para sétimo, mas se recuperou e conseguiu a segunda posição em Spa-Francorchamps. Robert Kubica, da Renault, completou o pódio com a terceira posição, pouco à frente de Felipe Massa, da Ferrari, o quarto colocado na corrida.

A corrida

Com previsão de chuva, a corrida em Spa-Francorchamps começaria com uma interrogação na cabeça das equipes. Na largada, o pole Webber teve problemas para engatar a primeira marcha e ficou para trás, caindo para a sétima posição. De quebra, ainda atrapalhou todos os pilotos que saíam atrás dele, do lado limpo. O maior ganhador foi Hamilton, que pulou para a ponta, seguido por Kubica e Button, que ultrapassaria o polonês ainda na primeira volta.

E a chuva veio logo no fim da primeira volta, fraca, na região da reta dos boxes, mas suficiente para causar uma confusão. Quase todos os pilotos escaparam na freada para a Bus Stop, última curva do circuito. Barrichello, que vinha em nono, acabou sendo o maior prejudicado. Seu carro patinou e acertou a traseira do carro de Alonso. O espanhol conseguiu ir para os boxes, mas o brasileiro teve de abandonar após a quebra da suspensão.

A confusão provocou a entrada do safety car, que ficou apenas duas voltas na pista, tempo suficiente para o carro de Barrichello ser recolhido e a pista ser limpa. Na relargada, Hamilton manteve a ponta, seguido de perto por Button. O atual campeão da F-1, no entanto, tinha um problema na asa dianteira e perdia rendimento. Alonso, que ficou para trás, entrou novamente nos boxes para tirar os pneus intermediários e colocar os slicks duros.

Com o problema na asa, Button começou a segurar uma fila de vários rivais. O mais próximo dele era Vettel, que estava em terceiro. O alemão começou a pressionar o inglês, que defendia a posição com precisão. Até que, na 17ª volta, o piloto da RBR perdeu a paciência e o carro na freada da Bus Stop. Ele acertou a lateral do carro de Button, que teve de abandonar. Vettel entrou nos boxes para trocar o bico danificado.

Na frente, Hamilton faria seu pit stop na 25ª e voltaria com folga na frente. Webber, Kubica e Massa parariam em seguida e o polonês manteve sua segunda posição. O australiano se manteve próximo do piloto da Renault. Mais atrás, Vettel voltava a aprontar. O alemão ultrapassou Liuzzi na Bus Stop, mas acertou a asa dianteira do italiano e teve o pneu furado. O piloto precisou se arrastar por toda a pista até conseguir chegar nos boxes.

A situação permaneceria inalterada até a 34ª volta, quando a chuva recomeçou em Spa. Os pilotos provocaram um engarrafamento nos boxes, mas Hamilton, Kubica, Webber e Massa se mantiveram na pista. O inglês foi na caixa de brita na 35ª, mas conseguiu retornar à pista. Os quatro fariam a parada na passagem seguinte e o australiano roubaria a segunda posição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]