• Carregando...
Equipe de socorristas atendem o piloto francês Jules Bianchi após um grave acidente no GP de Suzuka, no Japão | EFE/EPA/HIROSHI YAMAMURA
Equipe de socorristas atendem o piloto francês Jules Bianchi após um grave acidente no GP de Suzuka, no Japão| Foto: EFE/EPA/HIROSHI YAMAMURA
  • Corrida do Japão foi marcada por muita chuva e um acidente grave

O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 - seguido pelo seu companheiro de equipe Nico Rosberg, que tinha sido o pole position - e agora lidera o Mundial de pilotos, com 266 pontos. A corrida foi marcada por um grave acidente com o piloto francês Jules Bianchi, da Marussia, que provocou o fim da prova.O brasileiro Felipe Massa (Williams), que largou em quarto, chegou na sétima posição.

Debaixo de chuva, a corrida começou com o safety car na pista, e logo na primeira volta a Caterham de Marcus Ericsson saiu da pista e abandonou a corrida.

Os pilotos reclamavam pelo rádio da dificuldade em guiar na pista molhada. Com esse cenário, o pole position Nico Rosberg foi o maior beneficiado com o safety car.

E logo com duas voltas a bandeira vermelha foi acionada, sinalizando a parada na corrida por falta total de visibilidade. Após alguns minutos com os carros parados, a corrida foi reiniciada de novo com o safety car, e em menos de um minuto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) abandonou a corrida, devido a uma pane geral em sua Ferrari.

Após Alonso abandonar a corrida, o australiano Daniel Ricciardo, da RBR, ficou com a quinta posição, logo atrás de Massa.

O safety cara saiu da pista no volta de número dez e as posições do grid de largada se mantiveram, mas com Hamilton no ataque sobre o companheiro de equipe Rosberg.

Com a pista ainda com visibilidade ruim, vários pilotos foram para os boxes para trocar pneus de seus carros, optando pelos intermediários, inclusive Massa, enquanto a volta mais rápida corrida era feita por Hamilton, com 1m52s563.

Massa acabou perdendo posição após sair do box para Ricciardo, e caiu para sétimo, em um momento de pista ainda com visibilidade ruim.

Na volta 21, Rosberg continuava liderando a prova, com 1s20 à frente de Hamilton, que continuava atacando e diminuindo a distância.

Com a permissão de uso da asa móvel pela direção da prova, a chance de ultrapassagem sobre Rosberg aumentou. A primeira tentativa foi na volta de número de 26, mas sem sucesso. Nestas tentativas, Hamilton comete um erro e escapa da pista. Mas o inglês conseguiu voltar para continuar em busca da primeira posição.

Na 29ª volta Hamilton conseguiu ultrapassar Rosberg e abriu na dianteira, se mantendo na posição.

Nessa altura, Sebastien Vettel (RBR) fez a volta mais rápida da prova, com 1m51s915, enquanto Rosberg ia para os boxes, voltando na terceira posição.

Volta de número 37 e Hamilton vai para os boxes, voltando à frente de Rosberg. O inglês assumiu o segundo lugar, atrás de Daniel Ricciardo, que ainda não tinha feito parada.

Logo após, Hamilton fez a volta mais rápida da corrida, com 1m51s667.

Enquanto isso, em oitavo, Massa partia para o ataque em cima do companheiro Valtteri Bottas.

Faltando dez voltas para o final, o safety car entrou mais uma vez na pista, devido ao aumento da chuva. Sutil bate na saída da curva Dunlop e vai direto para a proteção de pneus, fazendo com que o carro de emergência também entrasse para fazer atendimento ao piloto.

A bandeira vermelha voltou a ser acionada na volta 46, pois, segundo informações preliminares, o francês Jules Bianchi, da Marussia, bateu no trator que fazia a retirada do carro de Sutil na saída da curva Dunlop.

Com isso a direção de prova decidiu encerrar a corrida na 47ª volta, selando a vitória de Hamilton, que assumiu a liderança do Mundial de pilotos. Rosberg chegou em segundo e tem a mesma posição no campeonato.

A próxima corrida será disputada domingo que vem no parque olímpico de Sochi, que abrigará o primeiro Grande Prêmio da Rússia da história.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]