• Carregando...
Conheça as equipes e os pilotos que disputam a temporada 2010 |
Conheça as equipes e os pilotos que disputam a temporada 2010| Foto:

O título da temporada 2010 da Fórmula 1 terá um peso todo especial ao vencedor. Há tempos a categoria não contava com tantos pilotos com chances de ganhar, em uma disputa nivelada por cima, com nomes experientes, dispostos a travarem embates como há muito não se via. Há também as mudanças técnicas, tanto no sistema de pontuação quanto na mecânica dos carros, além da proibição de reabastecimento, que trarão ainda mais emoção à competição. Mas o que realmente marcará a disputa da temporada 2010 é o retorno de Michael Schumacher.

Antes de mais nada, é preciso deixar uma coisa muito clara: Schumi voltou para vencer. Que ninguém se iluda que o retorno do alemão é meramente uma jogada de mídia, um impulso para atrair patrocinadores e agradar aos milhares de fãs do automobilismo espalhados pelo mundo todo. Anunciantes e público serão sim devidamente recompensados pela volta do alemão às pistas. Mas a real intenção de Schumacher é agradar a si mesmo, mostrar a todos que mesmo mais velho continua sendo o obstinado Schu­macher de sempre, o homem que cravou seu nome na história do automobilismo com sete títulos mundiais.

E a volta de Schummacher não mexe apenas com auto-estima do próprio alemão. Mexe também com a de todos os outros pilotos da Fórmula 1, cientes do valor de um pódio disputado com o maior de todos os tempos. Não há dúvida de que qualquer piloto que conseguir ficar à frente dele no decorrer das provas terá motivos extras para comemorar, esteja ou não entre os três primeiros do pódio.

Presenciei uma amostra disso na disputa do Desafio das Estrelas, em novembro do ano passado, em Florianópolis (SC), disputa de kart que reúne os principais nomes do automobilismo. Por natureza, o piloto de automobilismo entra para vencer qualquer prova de que participe – seja a disputa do Mundial de construtores, seja uma corrida de kart. Mas a presença de Schumi nas últimas edições do Desafio das Estrelas seguramente deu à competição uma conotação maior do que uma simples brincadeira entre amigos.

Na confraternização entre os participantes, brinquei com Schumacher dizendo que após levar o bicampeonato do Desafio das Estrelas ele deveria voltar à Fórmula 1. Schumi me respondeu que se sentia um pouco velho, que não saberia se teria o mesmo pique de antes. Respondi que ele não deveria se preocupar, pois continuava a ser o Schumacher de sempre.

Uma coisa completamente desnecessária de ser dita, já que todos sabem muito bem disso. Principal­mente ele mesmo.

* * * * * *

Ricardo Zonta, 33 anos, é piloto de Stock Car da equipe Corinthians RZM Motor Sport e disputou 36 grandes prêmios de Fórmula 1 entre 1999 e 2004 pelas escuderias BAR, Jordan e Toyota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]