Franceses comemoram o ouro e vitória sobre os americanos no revezamento 4x100m da natação | Reuters
Franceses comemoram o ouro e vitória sobre os americanos no revezamento 4x100m da natação| Foto: Reuters

Na prova mais aguardada do dia na natação, o revezamento 4x100m masculino, a França deu o troco nos Estados Unidos e conquistou a medalha de ouro após um sprint de Yannick Agnel, o último nadador a cair na piscina, que fechou a prova com o tempo de 3min09s93.

Na Olimpíada de Pequim, em 2008, os europeus haviam amargado o segundo lugar. Na ocasião, o francês Alain Bernard foi ultrapassado nos últimos metros pelo americano Jason Lezak.

Neste domingo (29), os americanos entraram na água com um forte time composto por Nathan Adrian, Michael Phelps, Cullen Jones e Ryan Lochte mas não conseguiram manter o primeiro lugar e viram o jovem francês Agnel tomar a liderança nos 25 metros finais.

Os americanos fizeram o tempo de 3min10s38 e o pódio foi completado pela Rússia, com 3min11s41. A Austrália de James Magnussen (principal rival de Cesar Cielo nos 50m e 100m livres) ficou apenas com o quarto lugar.

O Brasil ficou de fora da final após ficar apenas em 9º lugar na semifinal. Cielo não entrou na piscina, uma decisão muito criticada por especialistas.

Outras disputas

Nos 100m borboleta a americana Dana Volmerquebrou o recorde mundial com o tempo de 55s98, deixando a prata para a chinesa Ying Lu e o bronze para a australiana Alicia Coutts.

Outro recorde mundial batido foi no 100m peito (prova em que o brasileiro Felipe França ficou fora da final), com o sul africano Cameron van der Burgh cravando 58s46, seguido do australiano Christian Sprenger e do americano Brendan Hansen – o japonês Kosuke Kitajima (bicampeão olímpico da prova) ficou de fora do pódio.

Nos 400m livre para mulheres, a britânica Rebecca Adlington não conseguiu repetir o feito de Pequim em casa e ficou apenas com o bronze, com a francesa Camille Muffat com o ouro e a americana Allison Schimitt com a prata completando o pódio.

Nas semifinais dos 200m livres o alemão Paul Bidermann se recuperou do fiasco de ter ficado de fora dos 400m medley e se classificou em quarto lugar para a final, prova que tambpem contará com outros favoritos como o americano Ryan Lochte, o sul coreano Tae Hwan Park e o francês Yannick Agnel. Na semifinal do 100m peito feminino a veterana e medalhista olímpica Kristin Coventry ficou de fora da final.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]