• Carregando...
Neymar ganhou elogios do técnico Gerardo Martino: “Qualquer coisa que acontecer de positivo com ele no Barcelona será por sua sexclusiva responsabilidade” | Daniel Dal Zennaro/ EFE
Neymar ganhou elogios do técnico Gerardo Martino: “Qualquer coisa que acontecer de positivo com ele no Barcelona será por sua sexclusiva responsabilidade”| Foto: Daniel Dal Zennaro/ EFE

Brasileiro vira o número 2

Neymar joga no Barcelona há pouco mais de dois meses, mas já se transformou no número 2 no coração dos barcelonistas. O líder, claro, é Lionel Messi. Mas há alguns sinais de que o brasileiro deve reduzir essa distância rapidamente.

Em uma olhada nas gôndolas da loja do clube no Camp Nou é possível perceber um volume menor de camisas de Neymar do que de Messi. Funcionários do quiosque oficial e de uma tenda com produtos piratas instalada na frente do estádio confirmam que a 11 com o nome "Neymar Jr" só vende menos que a 10 com a inscrição "Messi".

"Ele tem um estilo bem brasileiro", resumiu o iraquiano Dodi Muhammed, de 13 anos, que viajou de Halmstad, na Suécia, onde vive, a Barcelona para ver o clássico. "É um grande jogador e tem muito estilo", reforçou o holandês Vaj Kaper, de 10 anos, que ontem foi conhecer o museu do clube com os pais vestindo a camisa de Neymar.

Na internet o brasileiro também rapidamente subiu no ranking dos mais populares. Entre Facebook, Twitter, Insagram, You Tube, Google+ e Weibo (o Twitter chinês), tem 26,2 milhões de seguidores em redes sociais. Atrás apenas de Messi.

Pressão

Gerardo Martino e Carlo Ancelotti estreiam pressionados no clássico. Os treinadores ainda não conseguiram fazer seus times renderem o esperado. "Quando ganhamos de 4 a 0 do Rayo Vallecano, reclamaram do nível de jogo. Agora que estamos aumentando o nível de jogo. querem o resultado. Não entendo", questionou Martino. "Correremos o risco de atacar e ceder o contra-ataque. Somos o Barça", acrescentou. Ancelotti ficou mais aliviado após a vitória por 2 a 1 sobre a Juventus, pela Liga dos Campeões, mas sabe que as críticas a um Real mais defensivo voltarão em caso de tropeço no Camp Nou.

Após sete anos de espera, Ney­mar estreia no maior clássico mundial. Com a camisa do Barcelona, que o levou em maio, por 57 milhões de euros. Não com a do Real Madrid, que tentou sua contratação aos 14 anos, por 60 mil euros. Blaugranas e merengues se enfrentam hoje, às 14 horas (de Brasília), no Camp Nou, pela 10.ª rodada do Campeonato Espanhol.

Brasil no Barça: veja os brasileiros que fizeram história no time catalãoo

Neymar passou duas semanas no centro de treinamento do Real, em 2006. Conheceu a estrutura, treinou, jogou amistosos, encantou a direção madridista. O plano do clube era fazer dele uma versão brasileira de Lionel Messi, que o Barça foi buscar na Argentina aos 12 anos e lapidou em La Masía. Ao perceber a dificuldade de adaptação do filho à Espanha, o pai de Neymar recusou a proposta e os dois voltaram ao Brasil.

Neymar virou ídolo no San­­t­­­­os, conquistou títulos e tornou-se o mais importante jogador brasileiro em atividade. Chegou ao Barcelona com esse status, para ser uma versão 2.0 de Messi. O argentino é uma espécie de escolta do brasileiro, exatamente como era Ronaldinho, a estrela do time enquanto ele amadurecia seu jogo.

Fora de campo, Neymar é uma ferramenta poderosa na expansão global do Barcelona. Enquanto finalizava a contratação do atacante, o clube contratou um jornalista brasileiro para produzir conteúdo em português. No meio do ano, criou um canal no Twitter no idioma. Na segunda-feira foi a vez de o site oficial ganhar uma versão em português. O conteúdo mais visitado na primeira semana foi uma entrevista com Neymar, a única pré-clássico.

"Clássico é uma partida que todo jogador quer jogar, mostrar seu melhor futebol. Lembro de um Barça-Madrid de 2005, que Ronaldinho marcou dois gols", disse, em alusão ao jogo vencido pelos culés por 3 a 0, com Ronaldinho sendo aplaudido em pé no Santiago Bernabéu.

A entrevista anterior havia sido uma semana antes, para o Titan Sport, diário esportivo chinês. O país mais populoso do mundo é prioridade no Barcelona. É onde estão 30% dos torcedores culés, mas de onde vem apenas 1% da receita (na temporada 2011/12, de 483 milhões de euros). No início do ano, o presidente Sandro Rosell apresentou ao governo local a ideia de construir uma academia do Barcelona na China, que serviria também à seleção local.

Messi é o embaixador do projeto em campo. Neymar tem como aliado de seu jogo uma vocação natural para o marketing. É a combinação perfeita para os planos do clube, que precisa funcionar na mesma intensidade com a bola rolando.

Neymar tem oito jogos, dois gols e cinco assistências na Liga. Nas partidas em que Messi não jogou por contusão, assumiu a responsabilidade, comandou o time e enfrentou as pancadas dos adversários – com 34 faltas sofridas, é o mais caçado do campeonato. Atraiu torcida e imprensa catalã para o seu lado na eterna discussão sobre o suposto hábito de simular faltas.

A dúvida é como renderá ao lado de Messi. Até o momento, a dupla jogou 605 minutos junto. Sempre com Neymar confinado ao lado esquerdo, sem uma conexão permanente com o argentino. Nada que preocupe o técnico Gerardo Martino.

"Sobre o posicionamento de Neymar, passa pela minha cabeça o mesmo de quando Messi jogava pela direita e fazia gols, depois passou a jogar de nove e seguiu fazendo gols. Neymar pode jogar de extremo pela esquerda, de nove, de sete, atrás do nove. Qualquer coisa que acontecer de positivo com Neymar no Barcelona será por exclusiva responsabilidade dele", respondeu Martino à Gazeta do Povo, ontem.

Hoje, Neymar terá a primeira grande prova à sua capacidade de brilhar em todos os lados do campo. De retribuir a confiança do Barcelona em seu potencial. E de mostrar que esperar sete anos pela estreia no maior clássico do mundo foi a melhor decisão da sua carreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]