• Carregando...
Jogadores da seleção brasileira deixam o campo logo após a eliminação para o Paraguai. | JORGE ADORNO/REUTERS
Jogadores da seleção brasileira deixam o campo logo após a eliminação para o Paraguai.| Foto: JORGE ADORNO/REUTERS

O Brasil saiu duplamente derrotado do Estádio de Concepción, no Chile. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a seleção brasileira perdeu por 4 a 3 para o Paraguai, nesse sábado (27), nos pênaltis. Encerra, assim, a Copa América de 2015 da mesma maneira que a de 2011: eliminado pelo mesmo adversário, nas quartas de final.

A segunda derrota é a médio prazo. A punição de quatro jogos imposta a Neymar pela expulsão contra a Colômbia, na primeira fase, não mais poderá ser cumprida na Copa América. Ele terá de pagar dois jogos nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2018.

Robinho comemora o gol do Brasil nos 90 minutos.Jorge Adorno/Reuters

Prejuízo somado que se torna em mais um duro golpe na autoestima da seleção brasileira, dilacerada pelo 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Coadjuvantes de Neymar na geração atual, como Roberto Firmino e Phillipe Coutinho, tiveram atuação apagada. O gol nos 90 minutos veio com uma dupla velha conhecida: jogada de Daniel Alves, gol de Robinho, aos 14 do primeiro tempo, momento em que o Brasil dominava o jogo.

A seleção de Dunga foi reduzindo o ritmo e dando campo ao Paraguai. O cenário que pedia equilíbrio acabou contando com o surto periódico de Thiago Silva. Repetindo as oitavas de final da Liga dos Campeões, decidiu, sabe-se por que razão, colocar a mão numa bola disputada no alto, sem risco iminente de gol. Eram 26 minutos quando Derlis González bateu o pênalti e empatou. Eram 34 quando o mesmo González recebeu pela direita e parou em Jéfferson. O Brasil já estava no lucro. Dunga trocara Willian por Douglas Costa e Firmino por Tardelli, mas o time não funcionava. Nos pênaltis, Éverton Ribeiro e Douglas Costa erraram.

Villar e González comemoram o gol da classificação.Carlos García Rawlins/Reuters

“Infelizmente, a gente caiu de produção. A gente teve oportunidade de matar o jogo. A seleção paraguaia, com todo o respeito, não é das melhores. Tivemos oportunidade de matar, não matamos. Bobeira nossa. Infelizmente, perdemos”, comentou Robinho, que, substituído, não pôde cobrar pênalti. “Eu queria ficar. Mas é opção do treinador, respeito. Sempre bati pênaltis. A gente sabe que precisa melhorar muito. Perdeu um, perdeu todo mundo.”

Nesta segunda-feira (29),Chile e Peru fazem a primeira semifinal, em Santiago. Na terça-feira (30), Argentina e Paraguai definem, em Concepción, o segundo finalista.

Chave do jogo

O Brasil fez o gol cedo e recuou, tomou sufoco do Paraguai, que abusou das bolas aéreas para chegar ao empate. A defesa se mostrou insegura, o meio sem criatividade e o ataque ganha vida apenas em jogadas individuais.

Thiago Silva põe a mão na bola: pênalti.Mariana Bazo/Reuters

Gols

1º tempo

14min – 1x0: Elias lança Daniel Alves na direita. O lateral vai ao fundo e crua para trás. Robinho aparece no meio da área e completa para o gol vazio.

Robinho (20) corre para comemorar o gol que abriu o marcador em Concepción.Jorge Adorno/Reuters
2º tempo

26min – 1x1: Thiago Silva põe a mão na bola em disputa pelo alto com Valdéz. Pênalti que González cobra no canto esquerdo.

Derlis González corre para comemorar o gol de empate no tempo normal. Jovem atacante paraguaio também converteu o último pênalti.Mariana Bazo/Reuters

Pênaltis

Brasil

Fernandinho (gol), Everton Ribeiro (para fora), Miranda (gol), Douglas Costa (para fora), Phillipe Coutinho (gol)

Douglas Costa volta sozinho após perder pênalti contra o Paraguai.Jorge Adorno/Reuters
Paraguai

Martínez (gol), Cáceres (gol), Bobadilla (gol), Santa Cruz (para fora), González (gol).

Craque

Robinho

Comandante brasileiro, o atacante faz papel na armação, na recomposição e na finalização do time. Marcou o gol brasileiro em jogada que ele começou e foi para a área finalizar.

Bonde

Roberto Firmino
Aranda mostra o bico da chuteira para Roberto Firmino: atacante contratado pelo Liverpool teve atuação apagada.Mariana Baza/Reuters

Não se encontrou em campo. Pouco pegou na bola, não participou das jogadas de ataque brasileiras e não preocupou a zaga paraguaia.

Guerreiro

González

Com velocidade, explorou a deficiente marcação de Daniel Alves na direita e ainda é o homem das bolas paradas paraguaias. Marcou o gol de pênalti que empatou o jogo.

  • Bruno Valdez é derrubado por Willian em melhor partida brasileira até agora na Copa América.
  • Roberto Firmino e Paulo da Silva disputam uma bola alta.
  • Pablo Aguilar e Fernandinho.
  • Fernandinho cabeceia a bola na defesa brasileira.
  • Gol de Robinho sobre o time do Paraguai.
  • Robinho faz o gol contra o Paraguai aos 14 minutos.
  • Comemoração de Robinho após o gol.
  • Gonzalez e Willian disputam a bola durante a partida de quartas-de-finais da Copa América.
  • Torcedores brasileiros marcam presença no jogo.
  • Philippe Coutinho pula com Victor Caceres em disputa pela bola.
  • Edgar Benitez e Daniel Alves lutam pela posse de bola.
  • Derlis Gonzalez faz o gol de pênalti do Paraguai, em empate que levou a partida aos pênaltis.
  • Gonzalez comemora o gol paraguaio.
  • Thiago Silva disputa com Bobadilla a posse da bola.
  • Douglas Costa caminha após bater o pênalti contra o Paraguai e isolar a bola.
  • Derlis Gonzalez, que fez o gol de pênalti no segundo tempo, fechou o jogo fazendo o último gol do Paraguai.
  • Equipe paraguaia pega agora a Argentina na próxima terça-feira.
  • Brasil está fora da Copa América.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]