• Carregando...
Teto retrátil leva 27 minutos para abrir ou fechar. | Jonathan campos/Gazeta do Povo
Teto retrátil leva 27 minutos para abrir ou fechar.| Foto: Jonathan campos/Gazeta do Povo

Torcedores do Atlético reclamaram de forte calor no Atletiba e no evento de aniversário do clube, sábado (26), ocasiões em que o teto retrátil da Arena da Baixada esteve fechado mesmo em tardes de sol em Curitiba. De acordo com o clube, não há uma orientação para que o estádio fique sempre coberto e ajustes estão sendo feitos na operação da “tampa do Caldeirão”.

Em fotos, os melhores e piores momentos do Atlético na 1ª fase do Estadual

Leia a matéria completa

“Não há nenhuma preferência nem ordem para que o teto fique fechado. Outros torcedores estiveram na Arena e não reclamaram. O fato é que tudo depende do clima. Se há qualquer possibilidade de chuva, fechamos. E o conforto é maior para todos”, explica Luiz Sallim Emed, presidente do Furacão.

Até o ano passado, quando a Arena ainda possuía gramado natural, a orientação era abrir somente quando a possibilidade de chuva era zero. Tudo para evitar o aumento da umidade, principal vilã do antigo piso. Com a instalação da grama sintética não existe mais essa preocupação.

A incidência maior ou menor de raios solares não interfere no desgaste do piso artificial adotado pelo Atlético – há um sistema de irrigação que resfria a grama em caso de altas temperaturas. E o campo possui sistema de drenagem que permite a utilização normal em caso de chuva durante as partidas.

A única restrição, imposta pela Fifa, é de que os jogos que iniciarem com o teto retrátil fechado devem terminar da mesma forma – procedimento idêntico caso a “tampa” esteja aberta no início da partida. São necessários 27 minutos para a operação de fechamento ou abertura.

O primeiro duelo do Atlético com o teto retrátil fechado ocorreu em 5 de abril de 2015, na vitória por 2 a 0 sobre o Prudentópolis, pelo Paranaense. Até então o recurso era inédito no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]