• Carregando...

O primeiro clube campeão do novo Maracanã. Este é o cenário que o Atlético vislumbra depois de eliminar o Grêmio, na noite desta quarta-feira (6), na semifinal. O adversário na finalíssima será o Flamengo.

Sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, no início da tarde, determinou que o Atlético fará o primeiro jogo decisivo como mandante. Partida marcada para 20 de novembro, na Vila Capanema.

O jogo da taça será disputado uma semana depois, dia 27 de novembro, no Maracanã. O Flamengo venceu a partida de ida em Goiânia, por 2 a 1, e repetiu o placar no jogo da volta no Rio de Janeiro.

A edição 2013 da Copa do Brasil oferecerá ao campeão um troféu novo, também apresentado nesta quarta-feira. Se conquistá-lo, o Atlético terá de trazê-lo de avião para Curitiba.

Finais fora de casa

O sorteio mantém a sina rubro-negra de jogar as finais mais importantes da sua história longe de Curitiba. Em 1999, o Atlético ganhou a Seletiva da Libertadores com um empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão, após fazer 3 a 0 na Arena da Baixada.

Dois anos depois, o título brasileiro veio com uma combinação semelhante. No primeiro jogo, vitória por 4 a 2 sobre o São Caetano, na Arena da Baixada. No confronto de volta, a conquista com nova vitória, por 1 a 0, no Anacleto Campanella.

Em 2005, o título da Libertadores também poderia ter vindo como visitante. Neste caso, porém, o Furacão não teve a oportunidade de abrir a série em Curitiba. Sem poder jogar na Arena, por determinação da Conmebol, o Atlético empatou por 1 a 1 com o São Paulo, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e caiu por 4 a 0, no Morumbi.

Novo Maracanã

Uma eventual decisão contra o Flamengo determinaria o primeiro clube campeão do novo Maracanã. O estádio, que na versão antiga teve o Coritiba campeão brasileiro em 1985, foi reinaugurado em junho deste ano, com a Copa das Confederações, vencida pelo Brasil. A Copa do Brasil, porém, seria a primeira taça em disputa na remodelada arena carioca.

O Furacão já entrou em campo uma vez no Maracanã, exatamente contra o Flamengo. No dia 19 de setembro, venceu por 4 a 2, de virada, pela Campeonato Brasileiro. O clube ainda voltará ao estádio no dia 16 de novembro, para enfrentar o Botafogo, pelo Nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]