• Carregando...

O Atlético foi confirmado pela Fifa como o representante brasileiro no torneio Blue Stars, tradicional competição para juvenis (20 anos) disputada em Zurique, na Suíça, em maio. O Furacão conquistou o título no ano passado e muitos jogadores utilizados ganharam espaço no clube. O zagueiro Rafael Zuchi hoje integra o grupo principal rubro-negro. Além disso, outros oito jogadores utilizados na última final compõe o atual time sub-23 que participa do Paranaense.

São titulares de Marcelo Vilhena no Estadual o goleiro Lucas Macanhan, eleito o melhor goleiro da competição em 2014, o meia Gustavo Marmentini – escolhido o craque do campeonato – e o atacante Cryzan. Marco Damasceno, Jonathan Lucca, Jean Felipe, Michael e Matheus Rossetto estão à disposição do treinador.

O time foi comandado pelo sérvio Petkovic no ano passado e terminou a competição invicto. Na decisão, o Atlético derrotou o Benfica, de Portugal, por 1 a 0. Antes, porém, já havia passado pelo gigante Bayern de Munique.

Em 76 anos de existência, o torneio ajudou a revelar diversos jogadores que se destacaram no futebol mundial como os brasileiros Kaká e Júlio Baptista, o espanhol Pep Guardiola e os ingleses David Beckham e Bobby Charlton.

O atacante Dominic foi um dos titulares do Atlético na edição do ano passado. Atualmente emprestado ao Cuiabá, ele garante que a experiência na Suíça foi transformadora. “Foi bom pra caramba. Os times são muito bons, com jogadores de qualidade. Tivemos que ter competência para jogar uma partida atrás da outra”, explica.

O torneio é “tiro curto”. Toda a competição é disputada em apenas dois dias, com dez participantes divididos em dois grupos. São jogos de 40 minutos (20 em cada tempo) na fase classificatória. Nos jogos decisivos, são dois tempos de 25 minutos. “É muita intensidade. Não há tempo para errar. Qualquer falha é fatal e um detalhe decide o jogo”, lembra Dominic.

“Tem que ir como se fosse a última chance da vida. A final teve estádio lotado e a presença do [Joseph] Blatter [presidente da Fifa].É uma competição que todo mundo sonha jogar e acrescenta no currículo”, emenda.

Em 2015, vão participar do Blue Stars Werder Bremen (Alemanha), Feyenoord (Holanda), Benfica (Portugal), Göteborg (Suécia), Bursaspor (Turquia), Luzern (Suiça), Grasshopper (Suíça), FC Zurique (Suíça) e Blue Stars (Suíça).

Apenas três clubes brasileiros já venceram o torneio. Além do Furacão, o São Paulo ganhou duas vezes (1999 e 2000) e o Grêmio (2001) uma. O maior campeão é o Manchester United, com 18 títulos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]