• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Cerca de um ano e meio após a briga generalizada registrada na Arena Joinville entre torcedores de Atlético e Vasco, na última rodada do Brasileiro de 2013, o Furacão retornará ao local pela primeira vez. No próximo sábado (30), às 21 horas, o time paranaense enfrenta os donos da casa. Fora de campo, as consequências do episódio de selvageria para os envolvidos são brandas. Quinze dos 18 indiciados do lado rubro-negro estão sem fiscalização da Justiça. Outros dois estão livres para frequentar estádios.

Há pouco mais de quatro meses, 15 atleticanos – entre eles o ex-vereador Juliano Borguetti, irmão da vice-governadora Cida Borguetti – tiveram o processo suspenso. O benefício, no entanto, está atrelado a algumas condições. Por dois anos, os torcedores estão proibidos de frequentar praças esportivas; devem se apresentar uma vez por mês no fórum de Justiça da cidade onde residem; não podem se ausentar da cidade em que moram por mais de 15 dias sem autorização judicial; não podem mudar de endereço sem aviso prévio e devem pagar as custas processuais.

Se o acordo não for respeitado no período, o caso é reaberto. O problema é que o cumprimento das exigências não está sendo verificado. Em 10 de abril, o processo foi transferido da 1.ª Vara Criminal de Joinville para o Juizado Especial Criminal. Como o sistema judiciário de Santa Catarina está em greve há cerca de dois meses, o caso ainda não chegou no seu destino. Ou seja, há quase dois meses ninguém sabe dizer se os indiciados estão cumprindo o acordo que os livra da prisão.

Outros dois torcedores atleticanos, Stevan Vieira da Silva e Salatiel Dias Lima, que não aceitaram o acordo que extinguia o processo, também conseguiram vitórias na Justiça. Ambos conseguiram na semana passada – o primeiro em caráter definitivo e o segundo com liminar – o direito de voltarem aos estádios de futebol.

“O Stevan está liberado desde a última quinta-feira (21) para voltar . Mas para Joinville [no próximo fim de semana], acredito que ele não queira ir”, opinou o advogado Paolo Farris.

Segundo o presidente da torcida organizada Os Fanáticos, Adilson Pereira, três ônibus com torcedores atleticanos devem ir até Santa Catarina para a partida na Arena Joinville. Ele espera um clima tranquilo na cidade.

Para o reencontro entre Atlético e Vasco, em 6 de junho, na Arena da Baixada, válido pela sexta rodada, ele promete uma gesto simbólico de paz. “Estamos nos acertando com a torcida do Vasco. Se for possível, no jogo contra eles queremos fazer algo juntos, como trocar flâmulas no gramado. Vamos mostrar que a briga passou”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]