• Carregando...
Grama sintética pode ser a solução para o campo danificado da Arena da Baixada. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Grama sintética pode ser a solução para o campo danificado da Arena da Baixada.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acenou para a possibilidade de o Atlético utilizar grama sintética na Arena da Baixada. O Furacão solicitou em junho para testar o piso em competições oficiais e agora a CBF afirma que é possível a troca, desde que atendendo pré-requisitos definidos pela Fifa.

Oposição dispara contra Petraglia por fracassos do Atlético no ‘ano do futebol’

Leia a matéria completa

Petraglia é suspenso por 30 dias por desrespeito a árbitro

Leia a matéria completa

“Jogos oficiais só podem ser realizados após a aprovação da diretoria de competições da CBF e o gramado deve atender a todas as orientações e testes listados pela Fifa”, afirma a nota escrita pela entidade encaminhada a pedido da Gazeta do Povo.

O presidente do Atlético, Mario Celso Petra glia, está na Alemanha justamente onde ocorre a FSB, uma exposição de soluções esportivas que é realizada desde terça-feira (27) e encerra-se nessa sexta-feira (30), para estudar a possibilidade de instalar grama sintética na Baixada. O clube não confirma oficialmente, mas especula-se que o dirigente teria ido à Europa justamente para escolher qual grama sintética será colocada na Arena.

A Fifa já utiliza a grama sintética em algumas de suas competições oficiais, como no Mundial Sub-17 de 2011 e o Mundial feminino deste ano, no Canadá, que gerou uma série de reclamações entre as atletas.O piso também é usado em competições nacionais como os campeonatos Russo e Mexicano, além da MLS, a principal liga de futebol dos Estados Unidos.

Em junho deste ano, em entrevista a Fox Sports, o próprio Petraglia já tinha afirmado a intenção de mudar o campo da Arena. “Ano que vem teremos grama sintética. Vamos tirar a grama natural”, garantiu na época.

O principal motivo seria o custo, já que a manutenção de um gramado Fifa não sai por menos de R$ 200 mil. Quase metade disso (R$ 80 mil) é o custo de energia elétrica com o equipamento de aquecimento do gramado, necessário principalmente no estádio atleticano, onde o formato do estádio e a cobertura dificultam a exposição ao sol.

Desde a Copa do Mundo do ano passado, com críticas da imprensa espanhola na partida da Espanha contra a Austrália, o gramado da Arena nunca deixou de ser alvo de críticas. A situação só piorou com o show do cantor inglês Rod Stewart, em setembro. O local onde o palco foi montado ficou bastante deteriorado, o que forçou o clube a trocar parte da grama.

Mesmo assim, ficou um desnível entre a grama nova e velha, o que gerou reclamação do atacante Borges na vitória da Ponte Preta sobre o Furacão. “Com todo respeito ao Atlético e à instituição, uma Arena tão bonita não pode ter um gramado como esse”, declarou o jogador no dia 27 de setembro.

Além da Ponte Preta, a diretoria do Internacional e jogadores da Chapecoense também reclamaram das condições da grama na Arena da Baixada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]