• Carregando...
Alessandro foi homenageado pela atual diretoria, que levou jogadores campeões de 2001 para engrossar campanha. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Alessandro foi homenageado pela atual diretoria, que levou jogadores campeões de 2001 para engrossar campanha.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A vitória do Atlético sobre o Flamengo, por 3 a 0, na Baixada, acabou ofuscada pelas eleições do clube, marcadas para 12 de dezembro. Com o Furacão sem qualquer ambição no Brasileiro, as chapas CAPGigante, de situação, e Atlético de Novo, de oposição, aproveitaram o domingo (29) de futebol para fazer campanha.

TABELA: Veja como está a classificação da Série A

Antes, durante e após a partida, a caça ao eleitor foi intensa – há 9.948 votos no pleito rubro-negro. Disputa com episódio de violência. No final da tarde, correligionários brigaram em frente do Joaquim Américo. Houve troca de socos, pontapés e um estampido foi ouvido, sem ser possível identificar se provocado por bomba ou tiro.

Doático Santos, da CAPGigante, acusou Nadim Andraus pela confusão: “Ele veio para cima de mim e tentou me dar um soco”. Andraus, da Atlético de Novo, rebateu: “Eu estava passando próximo deles quando fomos atacados por dezenas de pessoas. Já fiz boletim de ocorrência para registrar o que aconteceu”.

Avessa a promoções de ingressos, a diretoria do Furacão liberou o associado para levar um convidado ao duelo. Mario Celso Petraglia, presidente do clube, é candidato ao Conselho Deliberativo pela CAPGigante – o médico Luiz Sallim Emed, vice-presidente, ao Administrativo.

Integrantes das chapas CAPGigante e Atlético de Novo brigam em frente da Arena. Veja vídeo

Leia a matéria completa

Pela oposicionista Atlético de Novo, o advogado Henrique Gaede é o postulante ao Deliberativo. O empresário João Alfredo Costa Filho, por sua vez, é o candidato ao Administrativo. As chapas têm até o dia 2 para realizar a inscrição.

Desde o início da manhã, a movimentação era grande nas cercanias do estádio. A CAPGigante, concentrada no comitê da Brasílio Itiberê. E a Atlético de Novo em dois endereços: Avenida Getúlio Vargas e Rua Brigadeiro Franco. Ambas com churrasco e distribuição de camisetas, panfletos, bandeiras e adesivos.

Os situacionistas utilizaram ainda os jogadores campeões brasileiros de 2001 como cabos eleitorais. Herói da estrela dourada, Alex Mineiro participou do corpo a corpo com os atleticanos. O lateral-esquerdo Fabiano (funcionário do clube), o goleiro Flávio, o volante Cocito e o atacante Washington (vice em 2004) também marcaram presença, entre outros.

Emocionado, Alessandro se despede do Atlético e é ovacionado pela torcida

Leia a matéria completa

Outro campeão nacional foi escalado. Alessandro, contratado em maio, aos 38 anos, vindo do Metropolitano-SC, ganhou a primeira oportunidade como titular. Apoiador da CAPGigante, o lateral-direito que estava afastado há 11 anos do clube atuou quase todo o primeiro tempo, quando foi substituído por Eduardo. Saiu aplaudido pela torcida.

No intervalo, Alessandro recebeu uma placa comemorativa. Ao lado de outros campeões de 2001 deu uma volta no gramado, acompanhado também pelo vice-presidente Sallim Emed, candidato da CAPGigante, que não integrava a diretoria na época do título. A Atlético de Novo é apoiada pelo zagueiro Nem, capitão da conquista.

A campanha se alastrou nas arquibancadas também. Não faltaram torcedores com a camisa das duas chapas. Aliada da CAPGigante, a torcida organizada Os Fanáticos estendeu uma faixa de apoio. A diretoria do Atlético usou também o telão para exibir um vídeo exaltando feitos da equipe a partir de 1995, quando Petraglia assumiu o comando.

Em campo, o Furacão triunfou sem dificuldade na última partida na Baixada com grama natural, que será trocada pela sintética. O lateral-esquerdo Roberto, com um chute forte, marcou aos 11 minutos. O zagueiro Cléberson anotou os outros dois, de cabeça, aos 32 minutos da etapa inicial e aos 22 da final.

Com o placar, o Rubro-Negro é o 9.º colocado, com 51 pontos, restando uma rodada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]