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Furacão detém atualmente cerca de 24 mil associados. Arena da Baixada possui capacidade para 42 mil pessoas. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Furacão detém atualmente cerca de 24 mil associados. Arena da Baixada possui capacidade para 42 mil pessoas.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Para o Atlético atingir os 40 mil sócios cobrados pelo presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, o Furacão teria de alcançar o segundo melhor desempenho do Brasil na relação entre o número de associados e o tamanho de sua torcida.

Essa é conclusão de um estudo realizado por Tomás Barreiros, especialista em gestão profissional do futebol. O primeiro colocado na relação é o Internacional, que tem 5,6 milhões de torcedores, segundo o último censo de 2015, e possui 136.980 sócios. Ou seja, 2,46% dos colorados são associados do clube do coração.

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Já o Furacão tem aproximadamente 24 mil associados e 2,4 milhões de torcedores. A média atual é de 1% de sócios em relação ao número total da torcida. Para atingir os 40 mil desejados por Petraglia, o Atlético teria de ter 1,6% da nação rubro-negra pagando o plano Sócio Furacão, que oferece programas nos valores de R$ 40, R$ 100, R$ 150 e R$ 500.

“Não é uma tarefa simples assim o Atlético ter 40 mil sócios. Para sabermos realmente se é possível o clube chegar nesse número, a melhor maneira é comparar o plano atleticano com o de outros clubes”, explica Barreiros.

A pesquisa calculou a média geral de sócios em relação ao número total de torcedores de 12 equipes: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. O resultado final constata que apenas 0,85% dos torcedores são associados ao time que torcem, o que coloca o Atlético acima da média.

O estudo também compara o plano Sócio Furacão com os programas dos três clubes que têm o maior número de sócios: Internacional, Corinthians e Palmeiras. A principal diferença são preços mais baratos que o trio oferece em relação ao Furacão.

“Falta ao Atlético planos mais flexíveis com valores mais baixos. Inter, Corinthians e Palmeiras têm programas de até R$ 12,99. Oferecem menos vantagens, mas é uma forma de abranger a um número maior de torcedores que só querem se sentir sócios do clube”, afirma Barreiros.

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