• Carregando...
Artilheiro atleticano Éderson marcou três vezes na goleada por 5 a 1 sobre o Vasco na última rodada, resultado confirmado pelo STJD nesta sexta | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Artilheiro atleticano Éderson marcou três vezes na goleada por 5 a 1 sobre o Vasco na última rodada, resultado confirmado pelo STJD nesta sexta| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou pela terceira vez o pedido do Vasco, que pretendia a anulação da partida contra o Atlético pela última rodada do Brasileiro e que os pontos da derrota por 5 a 1 em Joinville fossem creditados a ele. Desta forma, o clube carioca conseguiria evitar no tapetão o rebaixamento determinado em campo.

Nesta sexta-feira (27), os auditores do Pleno do STJD foram unânimes ao negar, pelo placar de 8 a 0, a solicitação vascaína.

A partida em questão, válida pela rodada final do Brasileiro, foi marcada pela pancadaria entre torcedores dos dois times na Arena Joinville. A violência levou quatro torcedores para o hospital e 24 estão presos.

Em razão da pancadaria, o jogo foi paralisado por 1h13min, o que infringiria o Regulamento Geral de Competições da CBF, que prevê interrupção máxima de uma hora. Foi com base nesta regra que o Vasco tentou impugnar o jogo.

O clube carioca alegava que a partida não poderia ter sido reiniciada por falta de segurança, pois poucos policiais estavam nas arquibancadas. Segundo a tese vascaína, o Atlético receberia a culpa da insegurança, por ser o mandante, o que faria o Vasco herdar os pontos e evitar o rebaixamento.

Os argumentos não convenceram o presidente do STJD, Flávio Zveiter, que indeferiu duas vezes o pedido. Nesta sexta foi a vez de o Pleno do Tribunal negar a tentativa de anular o jogo. O relator Ronaldo Botelho Piacente votou contra o pedido e foi acompanhado pelos demais auditores.

Depois desta tentativa frustrada, o Vasco voltará ao STJD em janeiro para tentar reduzir a punição sofrida em razão da briga das torcidas. O time perdeu oito mandos de campo, sendo quatro com portões fechados, e ainda levou multa de R$ 80 mil.

O julgamento do pedido de impugnação da partida entre Atlético e Vasco encerrou os trabalhos do STJD neste ano. O tribunal ainda tinha na pauta a decisão sobre uma escalação irregular do Cruzeiro, que não coloca em risco o título nacional da equipe mineira. O julgamento será transferido para outra data, ainda não definida.

Antes haviam sido negados recursos da Portuguesa e do Flamengo, ambos por unanimidade, nesta sexta-feira. Os dois times perderam quatro pontos pela escalação irregular de jogadores na última rodada do Brasileiro. Desta forma, o Fla caiu para a 16.° lugar e a Lusa 17.º, sendo rebaixada no lugar do Fluminense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]