Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Volta de Alessandro marca o quinto retorno de um campeão de 2001 ao Atlético. Relembre

Além do lateral-direito,voltaram para a Baixada depois do título nacional o volante Cocito, o zagueiro Gustavo, o atacante Alex Mineiro e o volante Kléberson

Alessandro em campo na decisão com o São Caetano em 2001, pelo Brasileiro. Lateral acertou retorno ao Atlético aos 37 anos. | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Alessandro em campo na decisão com o São Caetano em 2001, pelo Brasileiro. Lateral acertou retorno ao Atlético aos 37 anos. (Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo)

O acerto do Atlético com o lateral-direito Alessandro representou o quinto retorno de um campeão brasileiro de 2001 ao clube. Aos 37 anos, o camisa 2 da conquista nacional estava no Metropolitano, de Blumenau, e chegou, de acordo com a diretoria, para dar mais “experiência” ao elenco rubro-negro. Relembre como foram as passagens dos outros quatro jogadores que participaram do título máximo do Furacão e mais tarde voltaram para a Baixada.

Cocito

Titular no título nacional, o volante deixou o clube em 2003 para jogar no Corinthians. Passou pelo Grêmio e retornou em janeiro de 2005 ao Furacão. Teve papel importante na campanha que levou o clube ao vice-campeonato da Libertadores da América daquele ano. Atuou em 13 dos 14 jogos pela equipe do técnico Antônio Lopes. Encerrou a segunda passagem em agosto, negociado com o Tenerife-ESP.

Gustavo

O zagueiro teve um retorno melancólico. Titular ao lado de Rogério Corrêa e Nem em 2001, fez apenas quatro partidas (três derrotas e um empate) em 2008, na campanha do Atlético contra o rebaixamento no Brasileiro. Foi atrapalhado por lesões e contribuiu mais nos bastidores da equipe que acabou escapando do descenso. Depois, jogou no Boavista-RJ e pendurou as chuteiras com 33 anos, após defender o Al-Shamal, do Catar, em 2009.

Alex Mineiro

O herói do Nacional de 2001, com oito gols nos quatro jogos decisivos, teve três retornos ao Atlético, em 2003, 2007 e 2009. Em 2003 voltou para casa após passagem pelo Tigres-MEX e teve desempenho regular, anotou seis gols na campanha do Brasileiro. Na segunda volta, em 2007, foi o artilheiro do Estadual com 17 gols. E já havia marcado oito gols no Brasileiro quando levou um chute no rosto desferido por Tcheco, do Grêmio. Com múltiplas fraturas, ficou afastado por três meses. Recuperado, reencontrou os gramados ao final da temporada e foi posteriormente negociado com o Palmeiras. Em 2009, reencontrou a Baixada em junho, após longo acerto com o Grêmio. Fez somente três gols, passou boa parte do tempo no departamento médico, acabou afastado pela diretoria e rescindiu o contrato. Foi cogitada uma partida de despedida, mas, por desacertos financeiros, a festa não aconteceu. Alex decidiu se aposentar em seguida.

Kléberson

Um dos destaques da campanha de 2001, Kléberson retornou ao Rubro-Negro em 2011, emprestado pelo Flamengo no início da temporada. Não lembrou em nada o desempenho que o levou até a seleção brasileira e culminou com a titularidade na conquista da Copa do Mundo de 2002. Teve atuações fracas até sofrer uma contusão no ombro, em outubro. Precisou de cirurgia e não voltou mais a jogar com a camisa do Furacão, que terminou rebaixado para a Série B no Brasileiro. Ao final daquela da temporada, acertou com o Bahia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.