• Carregando...
Messi alcançou a marca de 371 gols pelo Barcelona | Reuters
Messi alcançou a marca de 371 gols pelo Barcelona| Foto: Reuters

Aos 26 anos, Lionel Messi coleciona feitos incríveis. Neste domingo, chegou a mais um. Com os três gols que anotou na goleada por 7 a 0 sobre o Osasuna, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, tornou-se o maior artilheiro do Barcelona em todos os tempos no somatório de jogos oficiais e amistosos. Ninguém balançou mais as redes com a camisa do Barça do que ele.

Agora são 371 gols pelo Barcelona, sendo 344 em partidas oficiais e 27 em amistosos. O antigo recordista era Paulino Ancántara, que defendeu o clube entre 1912 e 1927 e marcou 369 gols, a enorme maioria (229) em partidas não oficiais. Como precisou de 425 partidas para chegar aos 371 gols, Messi ostenta uma média de 0,87 gols por jogo.

Apesar de ter ficado boa parte da temporada machucado, Messi já encosta na artilharia do Espanhol, com 18 gols, atrás de Diego Costa (22) e Cristiano Ronaldo (25). Nos últimos nove jogos pelo Barcelona, marcou 12 gols. Na temporada, pelo clube, são 33 jogos oficiais e 31 gols marcados.

Com mais dois gols, Messi, que já fez 233 em Campeonatos Espanhóis, vai passar o mexicano Hugo Sánchez (234) como o maior artilheiro estrangeiro da história da competição. A dez rodadas do fim do torneio nesta temporada, ele não deve ainda alcançar Telmo Zarra como maior da história. O ex-jogador do Atlético de Bilbao anotou 251 gols na carreira pelo Espanhol.

O jogo

Neste domingo, Messi abriu o placar, aos 18 minutos, mostrando oportunismo para completar, na pequena área, o cruzamento de Alexis Sánchez. O chileno fez o segundo, aos 22, após boa tabela entre Alba e Iniesta. No terceiro, o Barcelona botou o Osasuna na roda e marcou com um chute potente de Iniesta, estufando a rede desde a entrada da área.

Na segunda etapa, o quarto gol nasceu de trama entre Messi e Iniesta. O argentino passou no meio de três de uma vez só, deixou com o espanhol, recebeu de volta, girou sobre o marcador e fez. O quinto foi ainda mais bonito. Tello fez toda a jogada pela esquerda, recuou driblando o marcador e arriscou. Meteu no ângulo, de fora de área. O goleiro só olhou.

No finalzinho ainda deu tempo para mais dois gols. Depois de cinco gols nascendo pelo lado esquerdo, Daniel Alves cruzou para Messi marcar. Nos acréscimos, o argentino assistiu Pedro fazer o sétimo.

Com os três grandes vencendo na mesma rodada pela primeira vez em quatro rodadas, nada muda no Espanhol. O Real Madrid, com 70 pontos, tem três de folga sobre o Atlético de Madrid e quatro em cima do Barcelona. Na briga pelo melhor ataque, agora a vantagem é catalã: 81 contra 77 do Real.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]