• Carregando...
 | /
| Foto: /

O grupo Bom Senso FC, liderado por jogadores de futebol, saiu nesta quarta-feira (21) em defesa da realização da Primeira Liga – ou Sul-Minas-Rio. Em nota oficial no site do movimento, que é voltado em melhorias na gestão do futebol brasileiro, uma carta declara apoio ao torneio com times do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“O futebol brasileiro esperava há tempos que os seus principais clubes saíssem da inércia, se reunissem e organizassem um campeonato livre da desordem da CBF e de suas federações”, abre o texto. “O momento de crise no comando da CBF é propício, e nesse sentido a articulação dos clubes é mais do que bem-vinda, fundamental para que o futebol brasileiro evolua.”

A manifestação do BSFC bate de frente com a posição do presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Rinaldo Martorelli, que assumiu posição contrária ao campeonato. Em gravação veiculada no site da CBF, Martorelli afirmou que o calendário da nova disputa coincide com o dos estaduais, que deve iniciar em janeiro.

O Bom Senso sugeriu ainda o fim dos certames regionais, nos moldes de hoje: “Já dissemos incontáveis vezes que os estaduais no formato atual não resolvem os problemas de ninguém, são apenas uma sobrevida dolorosa aos clubes do interior, que nesse modelo atual vão fechando aos poucos as suas portas. A esses clubes, é necessário criar competições que ofereçam estabilidade e previsibilidade de datas ao longo da maior parte do ano.”

E traz um porém: “Criar a Liga Sul-Minas-Rio apenas para romper com a federações estaduais, arrecadar mais por meio da venda dos direitos de transmissão de jogos para a TV e competir com os desinteressantes campeonatos estaduais é sacramentar de uma vez o fim dos clubes do interior nesses estados”.

A nota da entidade, que tem o ex-jogador Alex como um dos líderes, espera ainda na Primeira Liga uma oportunidade de romper com a CBF. “A empreitada da criação da Liga só vale se for o embrião de algo maior, de uma Liga Nacional que seja capaz de reorientar o futuro do esporte mais popular do país. Uma Liga que possa a médio prazo desenvolver um campeonato de ponta para os clubes de elite e, ao mesmo tempo, estabelecer novos parâmetros às competições dos clubes do interior.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]