A seleção brasileira sub-21 venceu a Inglaterra por 2 a 1, nesta segunda-feira (26), pelo Torneio de Toulon, na França, e se classificou para a final da competição de base.
Os meias Alisson e Lucas Silva, ambos do Cruzeiro, foram os responsáveis pelos gols do Brasil - que aguarda a definição do adversário na decisão: Portugal ou França.
O Brasil enfrenta agora o Qatar, na próxima quarta-feira (28), para encerrar a primeira fase do torneio, mas joga já classificado, pois tem 9 pontos e, mesmo que seja derrotada pelo time qatariano na última rodada do grupo B e a Inglaterra consiga atingir a mesma pontuação, tem a vantagem no critério confronto direto.
Sete vezes campeão da competição, o Brasil busca o bicampeonato. As outras taças da seleção foram em 1980, 1981, 1983, 1995, 1996, 2002 e 2013. A maior campeã da competição, no entanto, é a França, com 11 conquistas.
O jogo
A seleção, do técnico Alexandre Gallo, contou com o bom desempenho do volante Rodrigo Caio, do São Paulo, que liderou a marcação do meio-campo brasileiro e da atuação segura da dupla de zaga Dória, do Botafogo, e Marquinhos, do Paris Saint-Germain.
O primeiro gol do Brasil saiu logo no início, aos 8 minutos do primeiro tempo, após confusão na área inglesa. Alisson brigou com os zagueiros e acabou ficando com a sobra, apenas empurrando a bola para dentro do gol.
A Inglaterra não conseguiu dominar o meio-campo, apelando aos lançamentos longos e às bolas aéreas, bem afastadas pela zaga brasileira.
Já o Brasil optou por marcar forte no meio-campo, obrigando os zagueiros a saírem jogando. Com isso, a qualidade do passe inglês foi prejudicada, com muitos erros.
No início do segundo tempo, após receber passe, Lucas Silva entrou na área, fintou dois zagueiros e bateu cruzado, sem chances para o goleiro. Após o segundo gol, a Inglaterra ainda tentou reagir e pressionou o Brasil.
Aos 31 do segundo tempo, após linda cobrança de falta do capitão Ward-Prowse, a seleção inglesa conseguiu diminuir, mas a seleção brasileira manteve a posse de bola e segurou a reação.