• Carregando...
 | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Um Campeonato Brasileiro diferente para os paranaenses. Expectativa redobrada, assim como a tensão que vem se acumulando há três temporadas. Isso porque, desde 2006, com o rebaixamento do Coritiba, o estado não consegue mais manter seus três maiores clubes juntos na Série A. Pior ainda. Neste ano, nossa terra terá sua pior representatividade desde 1995. Apenas uma equipe entre as grandes. Para a competição que se inicia neste fim de semana, somente o Atlético terá a chance de duelar com os principais times do país. Para Coritiba e Paraná está reservada a árdua missão de cavar, em 38 rodadas, o retorno ao grupo dos 20 participantes da Série A.

A expectativa, sempre alta em torno do campeonato, é maior para as torcidas paranaenses justamente pela necessidade de "virar o disco", de se recuperar o espaço perdido. E pela ampla gama de cenários possíveis para 2011. Com o sucesso do trio, podemos voltar a reunir todas as cores na Primeira Divisão. Já o fracasso de todos traria o pesadelo de só disputarmos as divisões inferiores do Brasileirão. Algo inimaginável. Melhor bater na madeira, por garantia.

O futebol está fervendo. Além de ser ano de Copa do Mundo – e a gente para tudo para acompanhar o Mundial, até mesmo nossos campeonatos –, temos por aqui o efeito Santos. O Peixe virou sensação e o principal assunto entre os apaixonados por bola, por apostar em garotos de talento ofensivo inquestionável. O sucesso dos Meninos da Vila valorizou os atletas jovens, que devem ganhar terreno, mas é inevitável contar com a experiência. O Flamengo bem o sabe, pois o título de 2009 se deve principalmente ao veterano Petkovic, de 37 anos. Para a Série B, sem um favorito disparado, a promessa é de muito equilíbrio.

Nesse momento de reformulação dos elencos após os estaduais, de adaptação à nova competição, optamos por um guia analítico e contextual. Trazemos a você, leitor, um panorama do que esperar daquele que sempre será o principal campeonato do Brasil. Na alegria ou na tristeza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]