• Carregando...
Heverton, pivô da irregularidade que rebaixou a Portuguesa no STJD | Edno Luan / Futura Press
Heverton, pivô da irregularidade que rebaixou a Portuguesa no STJD| Foto: Edno Luan / Futura Press

A suposta escalação irregular do meia Heverton, no jogo da última rodada do Brasileiro contra o Grêmio, pode rebaixar a Portuguesa à Série B e salvar o Fluminense da queda. Caso a irregularidade seja confirmada, a Lusa perderia quatro pontos – três mais o conquistado no empate da partida em questão. Ficaria com 44 e seria superada na classificação final pelo 17.º colocado Tricolor carioca (46).

O controle da CBF encontrou o problema nesta terça-feira. Expulso na partida contra o Bahia, pela 36.ª rodada, Heverton pegou dois jogos de gancho em julgamento na sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Já havia cumprido suspensão automática contra a Ponte Preta, na 37.ª rodada, e teoricamente deveria ficar fora também diante do Grêmio. Mas começou no banco de reservas e entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo. A CBF deve enviar nesta quarta-feira um comunicado da irregularidade ao procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt. "A partir disso, será elaborada uma denúncia e pode acarretar na perda de três pontos e mais a quantidade de pontos conquistada pelo clube na partida. Ressuscitaram o Fluminense. Lógico que vão falar muito de tapetão, mas foi um erro da Portuguesa. A lei é para todos", disse Schmitt ao Globoesporte.com.

A Lusa diz que foi informada por seu advogado de que a pena para Heverton seria de apenas uma partida e que foi surpreendida por um comunicado da CBF, depois da rodada, de que o jogador teria sido suspenso por dois jogos. O clube vai pedir o vídeo do julgamento para esclarecer a situação.

Flamengo

Segundo Schmitt, o lateral-esquerdo André Santos, do Flamengo, também teria atuado de forma irregular na partida da última rodada contra o Cruzeiro. Ele foi expulso na final da Copa do Brasil contra o Atlético e chegou a ficar fora do duelo com o Vitória, partida seguinte pelo Brasileiro. Mas, como são competições diferentes e o jogador ainda não havia sido julgado, não valeu como cumprimento de suspensão automática. Na sequência ele pegou uma partida de pena e por isso não poderia ter entrado em campo domingo.

Como empatou com o Cruzeiro, o Flamengo também corre o risco de perder quatro pontos. Cairia desta forma para 45 e seria outro a ser superado pelo Fluminense. Porém, se a punição for aplicada aos dois clubes, ainda ficaria à frente da Portuguesa e não entraria na zona de rebaixamento.

O Rubro-negro carioca alega que escalou o atleta por entender que a Copa do Brasil já havia acabado e por isso ele não precisaria cumprir suspensão. Citou como exemplo de seu argumento a expulsão do atacante Kléber, do Grêmio, na semifinal contra o Atlético. Como o time gaúcho foi eliminado nesta fase, seu jogador acabou sem punição alguma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]