• Carregando...
Gramado ruim atrapalhou Londrina e Grêmio | Gilberto Abelha / Jornal de Londrina
Gramado ruim atrapalhou Londrina e Grêmio| Foto: Gilberto Abelha / Jornal de Londrina

Gramado longe do "Padrão Fifa"

O pequeno público que compareceu ao Estádio do Café para o jogo das faixas entre Londrina e Grêmio (RS) viu um jogo com estrutura muito aquém do tão falado "Padrão Fifa de qualidade". O placar manual é o mesmo – e assim vai ficar por bastante tempo, já que não houve interessados no edital lançado pela Prefeitura para a instalação de um novo equipamento – e o combalido gramado não deu nenhuma mostra de melhoras, mesmo estando sem uso desde o fim do Campeonato Paranaense.

As falhas no campo eram visíveis, com trechos de grama seca e terra aparente. Tocar a bola rasteira era uma tarefa difícil para ambas as equipes. O atacante gremista Barcos foi um dos que reclamaram do estado do gramado. "Está muito ruim para o Grêmio, com certeza. Mas acho que também está ruim para o Londrina", disse.

O lateral direito Pará foi além e comparou o piso do Café com a Arena do tricolor. "Nosso time é muito técnico, com jogo baseado em toque de bola. Lá é um tapete, mas aqui está muito difícil de jogar", reclamou. Giuliano nem quis atender a reportagem, e seguiu para os vestiários dando gargalhadas quando foi perguntado sobre o estado do gramado.

O técnico do Tubarão, Cláudio Tencati, também lamentou o estado do gramado, e culpou a administração municipal pela falta de estrutura.

"Atrapalha o espetáculo. O poder público não investe, e eu até entendo o lado do prefeito porque não tem dinheiro. Mas tinha verbas à vontade do governo federal. Faltou um pouco mais de planejamento e organização. Se tiver melhor para a Série D e para a Copa do Brasil, será mais interessante", declarou.

Pouco mais de 2 mil torcedores assistiram ao empate em 0 a 0 entre Londrina e Grêmio (RS), no Estádio do Café, na tarde deste domingo (6). O amistoso teve um clima festivo, já que antes da bola rolar os atletas do clube gaúcho entregaram as faixas de campeão paranaense aos jogadores do Tubarão.

Em campo, o Londrina se mostrou criativo com a presença de Léo Maringá. Atuando como segundo volante, o jogador foi responsável por desafogar o meio de campo. Com boa visão de jogo, Léo conseguiu encontrar companheiros livres em meio à forte marcação gaúcha. Mas a falta de uma ligação mais efetiva entre os meias e os atacantes fez com que poucas chances claras de gol fossem criadas no primeiro tempo.

O camaronês Joel teve de recuar por diversas vezes para tentar criar as jogadas. Por ter uma característica mais de centroavante de área, Bruno Batata praticamente não jogou, já que as bolas dificilmente chegavam até o reforço do Tubarão. Além de Léo e Bruno, o treinador Cláudio Tencati também contou com novidades nas laterais: Lucas Ramon na direita e Diego Prates na esquerda.

A primeira chance de perigo foi do Grêmio, aos 8 minutos. Celsinho perdeu a bola no meio campo e permitiu um contra ataque gaúcho. Giuliano cruzou pela direita do ataque e Barcos cabeceou perto do gol de Vitor, que apenas observou a bola sair pela linha de fundo. O "Pirata" também teve outra chance, aos 21 minutos, quando dominou a bola e bateu para fora com a perna esquerda.

O Londrina só levou perigo aos 31 minutos. Joel recebeu passe de Celsinho e avançou pela esquerda. Na linha de fundo cruzou para Bruno Batata, que chutou para defesa de Marcelo Grohe. Dois minutos depois, Bidía recuperou a bola no meio, passou para Joel que chutou para outra boa defesa do goleiro gremista.

Mudanças

Na volta para o segundo tempo, o técnico Enderson Moreira trocou meio time gaúcho. Durante a etapa complementar, os outros seis jogadores também foram substituídos. Tencati não ficou atrás, e manteve apenas Vitor e Sílvio do início ao fim da partida. Com todas as trocas, o jogo ficou mais aberto, com o Londrina apertando o Grêmio. A falta de objetividade, porém, não permitiu que o domínio do meio campo se convertesse em vantagem no placar.

A única grande chance de gol do segundo tempo foi do Londrina. Em um lance pela direita do ataque, o zagueiro Sílvio pegou de voleio um bom cruzamento e chutou à queima roupa contra o gol gremista. Thiago, que entrou no lugar de Grohe, fez uma defesa milagrosa e manteve o zero a zero no placar.

Avaliação

Após o fim da partida, o meia Léo Maringá avaliou como positiva a estreia no clube. "Foi um jogo importante contra um time da primeira divisão. É o tipo de adversário que nós vamos encontrar na Copa do Brasil. Para mim foi uma boa estreia. Estamos caminhando em um rumo legal para chegar bem à Série D", disse o jogador, que esperava ter saído com a vitória.

Tencati também disse ter gostado do jogo, apesar do empate sem gols. "Gostei nem tanto pelo resultado, mas pela postura do time em campo. Quem vai enfrentar o Santos e ainda estava retraído, hoje pode se soltar. Houve muitas modificações no sistema defensivo, isso era uma preocupação. Mas o time se mostrou bem em campo", avaliou.

O Grêmio volta a entrar em campo já na retomada do Campeonato Brasileiro, no próximo dia 16 contra o Goiás, em Porto Alegre. O time gaúcho está na quinta posição, com 15 pontos, apenas um ponto do G4. Já o Londrina inicia a campanha pela Série D no dia 27, no Café, contra o Metropolitano (SC). No dia 31, recebe o Santos pela terceira fase da Copa do Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]