• Carregando...
Walter e Wellington Paulista balançaram a rede no primeiro Atletibaq da nova Arena. | Hugo Harada/Gazeta do Povo e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Walter e Wellington Paulista balançaram a rede no primeiro Atletibaq da nova Arena.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo e Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O dia 21 de junho de 2015 ficará marcado na história do futebol paranaense por um “Atletiba de gala”. O primeiro clássico na nova Arena da Baixada, reformada para a Copa do Mundo do ano passado, foi digno do palco onde ocorreu a disputa. Furacão e Coritiba empataram por 2 a 2, pela oitava rodada do Brasileiro, mas o futebol apresentado pelas duas equipes não decepcionou os 26.773 pagantes, recorde após a reforma em jogos do Furacão. Marca que ganhou o charme extra de ser registrada no primeiro Atletiba “indoor” da história. O teto retrátil permaneceu fechado durante todo o jogo.

Veja os 4 gols do primeiro Atletiba na nova Arena

Em um jogo movimentado, Wellington Paulista abriu o placar no primeiro tempo para o Coritiba e Walter empatou. Na etapa final, Ruy colocou o Coxa na frente outra vez, mas Edigar Junio definiu o placar em 2 a 2.

+ VÍDEOS

Uma boa partida, com as duas equipes buscando sempre o gol com velocidade e sem temer o adversário. Uma surpresa principalmente por causa do Coritiba. Na zona de rebaixamento, com seis derrotas em sete jogos, o Alviverde chegou desacreditado para o clássico, mas conseguiu mostrar uma evolução após uma semana de trabalho do técnico Ney Franco. O resultado, no entanto, manteve o time na ZR, em 18.º lugar, cinco pontos atrás do Figueirense, o primeiro fora do grupo dos quatro últimos.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

O toque sutil de Wellington Paulista matou Weverton.Daniel Castellano/Gazeta do Povo

“Quem acompanhou a partida, seja no estádio ou de outras formas, viu uma das melhores partidas do Brasileiro”, opinou Ney Franco após o empate na casa do adversário. “Foi um jogaço com as duas equipes procurando o gol a todo momento”, acrescentou o técnico coxa-branca. Um desempenho que também empolgou a diretoria. “Esse elenco estava com a qualidade adormecida. Foi um outro time”, avaliou o vice-presidente de futebol, Ernesto Pedroso.

Coritiba admite negociação para ter Léo Moura

Tanto Pedroso como Ney Franco lamentaram apenas a ausência da vitória, já que o Coxa não vence desde o dia 16 de maio e por duas vezes ficou na frente do Atletiba. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Wellington Paulista abriu o placar. Já aos 31 minutos da etapa final, quando o jogo já estava 1 a 1, Ruy aproveitou um bom passe de Marcos Aurélio para colocar o Coxa novamente na frente.

Veja imagens da festa das torcidas no Atletiba

MIlton cumprimenta Edigar Junio, autor do último gol do Atletiba.Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Do lado rubro-negro, a reação após estar perdendo em casa duas vezes diante da torcida foi o grande destaque. Algo que só ocorreu após Walter aproveitar uma bola espirrada por Ytalo, ainda no primeiro tempo, e do gol de Edigar Junio, seis minutos depois de Ruy ter marcado para o Coxa.

“Nossos jogadores estão de parabéns, mostraram determinação, entrega, digna de campeões. Não vencemos a partida, mas ganhamos um grupo mais forte e determinado”, valorizou o técnico Milton Mendes.

Confira as estatísticas do Atletiba

O empate ainda manteve a boa fase do Atlético, que segue no G4, agora em terceiro lugar, com 16 pontos, com cinco vitórias em oito jogos. “Sabe-se que o Brasileiro é complicado, não existe time imbatível, mas estamos à procura da perfeição, de excelência”, garantiu o técnico atleticano. Pelo menos o Atletiba já foi excelente.

Chave do jogo

A ocupação do meio de campo e a boa jornada dos laterais alviverdes impediram o Atlético de usar a velocidade. Os dois times alternaram bons momentos na partida, criaram chances mas foram mal nas conclusões. Os gols só saíram em lances de sorte das duas equipes.

Carneiro Neto: Bem disputado, Atletiba valeu a ida à Arena

Luiz Augusto Xavier: Atletiba acima do bem e do mal

Gols

1º tempo

19min: 0x1 – Esquerdinha coloca para Marcos Aurélio na entrada da área, o atacante tenta finalizar, mas fura. A bola acaba sobrando para Wellington Paulista, que ganha de Kadu e dá uma cavadinha por cima de Weverton.

De cavadinha, Wellington Paulista faz o primeiro gol do Atletiba

Criticado pela torcida do Coritiba, Wellington Paulista foi um dos grandes nomes do clássico. Oportunista, ele recebeu passe de Marcos Aurélio, se livrou de Kadu e tocou na saída de Weverton

+ VÍDEOS

24min: 1x1 – Hernani cruza da direita, Ytalo tenta dominar atrás da zaga, mas erra. A bola sobra para Walter soltar a bomba do meio da área, sem chances para Bruno.

Matador, Walter aproveita falha e faz gol de empate do Atletiba

Pela primeira vez em um Atletiba, Walter deixou sua marca. O gordinho aproveitou um vacilo da defesa do Coritiba e, em um dos poucos momentos em que superou Luccas Claro, mandou a bola para a rede

+ VÍDEOS

2º tempo

31min: 1x2 – Gustavo perde a bola na intermediária, Marcos Aurélio lança Ruy, que fuzila para o gol.

De frente para o gol, Ruy deixa o Coritiba em vantagem no Atletiba

Ruy foi mais um jogador do Coritiba a, por alguns momentos, ser herói do clássico. O meia recebeu passe de Marcos Aurélio e fuzilou Weverton para desempatar

+ VÍDEOS

37min: 2x2 – Cobrança de lateral na área do Coxa, João Paulo cochilou na área, perdeu para Edigar Junio que só mandou para o gol na saída de Bruno.

Edigar Junio faz o último gol do primeiro Atletiba da nova Arena

O clássico já se encaminhava para a vitória alviverde quando surgiu um novo herói rubro-negro. Uma cobrança de lateral e uma falha de João Paulo deixaram Edigar Junio livre para empatar o Atletiba

+ VÍDEOS

Craque

Ruy

Ponto de lucidez no meio de campo alviverde, Ruy iniciou a jogada para os dois gols alviverdes. No segundo, recebeu a bola de presente no meio e apareceu na área para marcar.

Craque do Atletiba, Ruy está na seleção da rodada

Bonde

Gustavo

Sem a efetividade demonstrada até aqui no campeonato, se perdeu na marcação durante boa parte do segundo tempo e ainda errou na saída de bola que ocasionou o segundo gol do Coritiba.

Guerreiro

Marcos Aurélio

Ajudou na criação, participou de grande parte das jogadas ofensivas do Coritiba e ainda deu duas assistências na partida.

Suspensos

Atlético

Weverton e Kadu.

Dia difícil para Weverton: vazado pela primeira vez na Arena e suspenso do próximo jogo.Hugo Harada/Gazeta do Povo
Coritiba

Ruy, João Paulo, Wellington Paulista e Norberto.

Próximos jogos

Atlético

Ponte Preta (f), São Paulo (c) e Cruzeiro (f).

Coritiba

Cruzeiro (c), Atlético-MG (f) e Joinville (c).

  • Natanael, do Atlético, tenta fugir da falta de Norberto.
  • Douglas Coutinho, do Atlético, tenta se livrar da marcação de Henrique, do Coritiba.
  • Marcos Aurélio, do Coritiba, briga pela bola com Hernani, do Atlético.
  • Marcos Aurélio, do Coritiba, tenta fugir da marcação de Gustavo, do Atlético.
  • Wellington Paulista comemora gol do Coritiba no clássico com o Atlético.
  • Mosaico da torcida do Atlético na Arena: “Pra cima”
  • Lateral Eduardo cobra lateral para o Atlético no clássico com o Coritiba.
  • Wellington Paulista, do Coritiba, pressiona Kadu, do Atlético.
  • Volante João Paulo, do Coritiba, na marcação de Douglas Coutinho, do Atlético.
  • Wellington Paulista chuta por cima do goleiro do Atlético, Weverton, para marcar para o gol do Coritiba.
  • Jogadores do Atlético comemoram gol de Walter, do Atlético, contra o Coritiba.
  • Torcidas do Atlético e do Coritiba no primeiro Atletiba na nova Arena da Baixada.
  • Ruy comemora o segundo gol do Coritiba no empate com o Atlético.
  • Eduardo, do Atlético, na marcação de Esquerdinha, do Atlético.
  • Goleiro Weverton orienta o Atlético no clássico com o Coritiba.
  • Atacante Walter comemora gol do Atlético diante do Coritiba.
  • Wellington Paulista é abraçado por Esquerdinha na comemoração do gol do Coritiba diante do Atlético.
  • Jogadores do Coritiba comemoram o segundo gol sobre o Atlético, de Ruy..
  • Cáceres, do Coritiba, disputa a bola com Felipe, do Atlético.
  • O estreante Lúcio Flávio, do Coritiba, abraça Hernani, do Atlético.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]