• Carregando...

Os três torcedores do Vasco detidos desde domingo no Presídio de Joinville foram transferidos na tarde desta quarta-feira (11) para a Penitenciária Industrial da cidade.

Presos após a briga com torcedores do Atlético, na Arena Joinville, eles respondem por tentativa de homicídio, associação para o crime, furto e incitação da violência. A prisão preventiva é de 30 dias.

O diretor da penitenciária, Richard Harrison Chagas dos Santos, disse que a transferência foi determinada pela Justiça "para a segurança deles". De acordo com Santos, os três estão juntos, sem nenhum outro preso, em uma cela com capacidade para quatro pessoas.A penitenciária tem capacidade para 522 detentos e, segundo o diretor, não abriga "ninguém além do limite".

"Aqui nós só temos presos condenados. A exceção são os três [vascaínos] e outros cinco que ainda aguardam julgamento", disse Santos.

A penitenciária é administrada pelo estado em parceria com a iniciativa privada. É considerada uma referência em Santa Catarina, especialmente pelos programas de trabalho. Mas não é infalível. Em junho, em um caso que se tornou escândalo em Santa Catarina, dois detentos conseguiram escapar se escondendo dentro de caixas de papelão da oficina em que trabalhavam. As caixas foram levadas para fora em um caminhão. Um inquérito foi aberto para apurar se houve facilitação.

Antes da transferência, os três estavam em uma cela isolada do Pavilhão 5 do presídio de Joinville, anexo à penitenciária. A unidade tem vaga para 500 detentos, mas abriga 800, segundo o diretor, Cristiano Teixeira da Silva."Por uma questão de segurança, nós achamos melhor mantê-los isolados da massa", disse. No domingo, quando chegaram ao presídio, ficaram em uma cela de passagem, fora dos pavilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]