• Carregando...
 | JONATHAN CAMPOS / GAZETA DO POVO
| Foto: JONATHAN CAMPOS / GAZETA DO POVO

Uma surpreendente mudança de postura do Atlético levará o time principal a campo nesta quinta-feira (26), às 19h30, contra o Foz do Iguaçu, na Arena da Baixada. O Furacão não escalava força máxima em um duelo do Paranaense desde 2012.

Os motivos que levaram a diretoria a “dar um descanso” para a equipe sub-23 são misteriosos. O discurso oficial é de que a estreia do time principal já fazia parte do planejamento. De fato, o técnico Claudinei Oliveira queria, desde o final do ano passado, usar o Paranaense para dar ritmo à equipe.

No entanto, houve uma antecipação nos planos, causada por uma série de fatores. A fraca campanha do sub-23 até aqui, a derrota para o Coritiba no clássico da última rodada e a recente cisão no acordo de parceria com o Foz do Iguaçu por influência política nas eleições da Federação Paranaense (ler mais na página 2) podem ter contribuído.

Independentemente da razões, a decisão agradou. Segundo enquete do blog Arquibancada Virtual, veiculada no site da Gazeta, 79% dos 300 torcedores que votaram concordam com a atitude.

A comissão técnica quer evitar que a equipe principal comece a temporada pouco produtiva, como em 2013. Naquele ano, antes de arrancar para a conquista da vaga na Libertadores, o time venceu só um dos oito primeiros jogos do Brasileirão. A falta de uma disputa para dar ritmo aos jogadores foi apontada pelo então técnico Ricardo Drubscky como crucial para os resultados ruins. “Não é a mesma coisa ficar em excursão. Há um prejuízo grande em ficar tanto tempo parado”, avalia.

Contra o Foz, a tendência é de que o time seja basicamente o mesmo da pré-temporada na Espanha. No período na Europa, foram oito partidas e um jogo-treino com duas vitórias, cinco empates e duas derrotas. Algumas mudanças serão forçadas por contusões ou problemas pontuais, como nos casos do volante Paulinho Dias, que acabou de perder a mãe, e dos zagueiros Cleberson, contundido, e Gustavo, com dores musculares.

Diretoria e comissão técnica não definiram quais partidas o time principal jogará até o fim do Paranaense. Considerando a opção de não escalar o time principal em viagens até a esteia na Copa do Brasil, em 2 de abril, contra o Remo, o Atlético tem três jogos em Curitiba: J.Malucelli (07/03), Maringá (14/03) e Nacional (22/03).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]