• Carregando...
 | /Gazeta do Povo
| Foto: /Gazeta do Povo

Atlético, Coritiba e Paraná definem o futuro no Paranaense neste fim de semana. Enquanto o Alviverde e o Tricolor estão muito perto da semi, o Rubro-Negro precisa passar pelo Londrina para alcançar a próxima fase.

Além da decisão em campo, os bastidores políticos do futebol paranaense estão agitados, com reclamações de times contra a Federação, troca de acusações por notas oficiais e uma movimentação para a criação de uma liga independente da FPF. Confira a opinião dos colunistas da Gazeta do Povo sobre os temas

Qual a maior dificuldade que o Atlético vai encontrar diante do Londrina? Quem passa?

Adriano Ribeiro

O time do Londrina se conhece melhor, joga junto há muito mais tempo e se acostumou a duelos eliminatórios nos últimos anos. Pelo próprio Paranaense e nas séries C e D. Acredito que o Tubarão vai entrar mais tranquilo na partida. O Atlético estabeleceu o Estadual como prioridade, vive um jejum de títulos, então a pressão será maior, já que a vitória é obrigação. Apesar disso, aposto na vitória rubro-negra.

Carneiro Neto

A maior dificuldade é que o Londrina levou um susto no domingo, porque não esperava um jogo tão bom do Atlético, e deve vir para Curitiba ainda mais ligado. O Tubarão fez uma de suas piores partidas no campeonato, mas resta saber se Atlético vai repetir a boa performance. O time ainda busca uma identidade tática e técnica sob o comando do Paulo Autuori, que fez mudanças importantes na equipe, colocou jogadores que encaixaram melhor. Indica que pode melhorar, mas ainda é um início. É um confronto indefinido, de dois times equilibrados. O Londrina, no campo, teve a melhor campanha da fase de classificação, o que demonstra que é um time forte. Por tudo isso, a expectativa é de um excelente jogo.

Luiz Augusto Xavier

O principal problema do Atlético é a articulação e a chegada para finalizar. Já mostrou isso em outras oportunidades e ainda não apresentou uma solução. O Londrina tem uma defesa muito coesa, sólida, não à toa é a menos vazada do campeonato. Pelo fato de trazer a decisão para Curitiba, o Atlético tem mais chances de passar, mas vai ser complicado e pode acabar nos pênaltis.

O Grêmio está oferecendo para o Negueba sete vezes mais do que o jogador ganha no Coritiba. Vale a pena fazer um esforço para manter o atacante?

Adriano Ribeiro

É difícil o atleta recusar uma proposta tão superior e o Coxa não deve entrar na briga. Negueba está longe de ser protagonista no time e não apresenta a regularidade esperada. Melhor abrir espaço para alguém da base na posição, por exemplo.

Carneiro Neto

O Coritiba não deve lutar pelo Negueba. É um jogador muito irregular, passou muito tempo jogando pouco. Agora encontrou um espaço com o Gilson Kleina, jogando aberto pela direita, mas ainda é pouco para justificar cobrir uma proposta muito acima financeiramente. Com esse dinheiro, pode achar alternativas melhores, até porque é provado que segurar jogador insatisfeito não é a melhor solução.

Luiz Augusto Xavier

É uma situação que mexe com a cabeça do jogador. Muito difícil encontrar uma solução paliativa que contorne isso. Por mais que o Coritiba faça uma proposta, não estará perto do valor que o Grêmio está disposto a pagar. Já até aumentaram o salário dele, mas tem que saber se o Negueba quer ficar. Se ficar aqui contrariado, acaba não rendendo e desperdiça o esforço feito pela diretoria. Muito difícil segurá-lo com uma proposta tão alta e, se ele manifestar desejo, acho que o time deve deixá-lo ir.

O Paraná vem de um jogo difícil, desgastante na Copa do Brasil. Deve poupar contra o Foz ou ainda corre risco de ver a classificação ameaçada?

Adriano Ribeiro

Não corre risco algum. Pode poupar à vontade. Exagero à parte, pode até entrar com o sub-20 se quiser. Não há como cogitar a perda da vaga depois de um 3 a 0 na ida fora de casa.

Carneiro Neto

O Paraná está em posição tranquila. Goleou o Foz e agora pode administrar a vantagem, apesar do jogo às 11 horas ser quase desumano, pelo calor que faz. O time não foi bem na quarta, não conhecia o adversário e enfrentou condições muito adversas em relação ao clima e ao gramado, principalmente. Mas no Estadual, é candidato muito forte a chegar bem e decidir o título.

Luiz Augusto Xavier

O Paraná não corre risco. Acho que tem que poupar quem tiver mais cansado. Faz uma avaliação dos mais desgastados e dá uma folga, manda comer um churrasco com a família no domingo para descansar bem. O time vem de uma sequência desgastante, uma partida complicada, com uma viagem cansativa. Pode dar repouso para a maioria porque perder por 4 gols em casa, só se fosse para um time muito mais qualificado.

O que você acha da criação de uma Liga Paranaense? Com o recente atrito entre Paraná e Federação, você acha que a questão ganha mais força?

Adriano Ribeiro

A Liga ganha força sim com o confronto Paraná x FPF. E qualquer projeto que busque o fortalecimento financeiro e esportivo das equipes é válido. É clara a insatisfação das equipes com a federação.

Carneiro Neto

Confesso que acho as coisas no Brasil muito complicadas. A política é deprimente, o diálogo é de baixo nível e o futebol reflete o panorama negativo que estamos experimentando. Sou favorável à criação de uma liga, acho que a CBF deveria se preocupar com a Seleção, e vejo que as federações não têm mais objeto, deveriam ser extintas. Hoje em dia, com um bom sistema administrativo e um departamento de registro organizado, você administra e toca bem uma liga. Não precisa desse cabide de empregos que sempre foi a federação. Mas não adianta só o estado do Paraná criar, tem que ter força em outros estados também ou fica algo anacrônico, maluco. Os rompantes políticos merecem uma análise mais criteriosa, mas se os dirigentes conseguirem entrar em sintonia com os demais estados, a liga funciona. Essa Primeira Liga funcionou porque houve entendimento entre vários clubes e estados, se fortaleceu e ganhou respaldo da Globo, que é a grande fonte de renda. Tem que ver como essas forças veem a liga, mas seria ótimo. Tem que ser bem articulada e trabalhar politicamente com muita competência para dar certo.

Luiz Augusto Xavier

Sempre tem essa ideia de todos os clubes, mas quando chega a hora, ninguém faz nada. Até tentaram mexer com a Federação, com o apoio que deram para o [Ricardo] Gomyde na última eleição, para tentar tirar o grupo que está ai há tempos, mas não deu certo. Não acredito que renderá agora porque não há união.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]