É comum em semana de Atletiba ouvir o chavão de que clássicos são decididos em detalhes. Não deixa de ter sua verdade. Mas os detalhes também podem ser evitados. Há como se prevenir. A Gazeta do Povo fez um levantamento detalhado de como Atlético e Coritiba marcaram os seus gols neste Paranaense. Uma dica para Juan Ramón Carrasco e Marcelo Oliveira.
O Alviverde, ataque mais positivo do Estadual com 54 gols, por exemplo, tem na jogada aérea uma de suas principais armas 30% (16) dos gols foram de cabeça. O zagueiro Emerson, com oito bolas na rede, é o grande destaque. Todos os tentos do defensor foram de cabeça. O time também gosta de balançar a rede de dentro da grande área (67%), em jogadas do lado esquerdo do ataque (28%) e com bola rolando (78%).
Já o Rubro-Negro costuma abusar das jogadas em velocidade pelo meio da defesa adversária. 15 dos 52 gols (29%) do Furacão no Regional nasceram desta forma, na trama de Ligüera, Harrison e Bruno Mineiro, normalmente concluída por Guerrón.
Os gols da equipe de Carrasco saem ainda de dentro da grande área (77%) e em lances de bola rolando (67%).
A retaguarda atleticana, porém, parece saber como neutralizar o potencial do arquirrival. Foi vazada apenas duas vezes com gols de cabeça em 22 jogos.
Mas, se o caminho está fechado por cima, o Alviverde pode se aproveitar do lado esquerdo da defesa atleticana. É naquele setor que o Rubro-Negro tem apresentado grande dificuldade para brecar os adversários 67% dos tentos nasceram naquela região.
Para passar pela zaga alviverde, o Furacão não tem um caminho mais simples. O sistema defensivo demonstrou equilíbrio durante a competição. Mesmo assim, apresenta certa dificuldade com bolas paradas dessa forma o time sofreu sete gols, representando 37% do total.
Dados que só reforçam o equilíbrio que está reservado para esta final, cujo primeiro jogo será amanhã. De qualquer maneira, tanto Oliveira quanto Carrasco estão avisados dos pontos fracos e fortes do adversário. Vale estudar.
Mapa pra o gol
A Gazeta do Povo localizou a origem dos gols marcados e sofridos por Atlético e Coritiba no Campeonato Paranaense e montou o caminho para a vitória no Atletiba decisivo, de amanhã, às 16 horas, na Vila Capanema.
Fonte: Redação. Infografia: Gazeta do Povo.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Deixe sua opinião