• Carregando...
Depois de quase perder a perna, o lateral Héracles terá no Estadual a chance de retomar a carreira no Atlético. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Depois de quase perder a perna, o lateral Héracles terá no Estadual a chance de retomar a carreira no Atlético.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Atlético já esboçou o time que vai disputar o Campeonato Paranaense deste ano, trazendo de volta jogadores que foram buscar experiência longe de Curitiba, dando chance a garotos que não tiveram muito destaque na equipe principal e apostando em jovens promessas. Entre os nomes que o torcedor verá em campo sob o comando de Marcelo Vilhena, alguns são até bem conhecidos, como o lateral Héracles e Mário Sérgio. Uma das principais atrações, porém, é um estrangeiro: o zagueiro colombiano Oscar Cabezas.

Promovido ao time principal do Furacão em 2010, Héracles tem apenas 22 anos, mas já é experiente. Depois de idas e vindas no Rubro-Negro, o jogador fazia uma boa Série B pelo Avaí em 2013 quando sofreu uma grave lesão no joelho. O jogador superou o risco de quase perder a perna, ficou um ano e meio em recuperação e, após avaliações de pré-temporada, foi aprovado para integrar a equipe atleticana. O contrato de Héracles vai até o fim de 2016. Rafael Zucchi é outro que teve problemas com lesões, mas recebe outra chance no rubro-negro.

Embora Héracles seja um dos mais rodados do grupo, ele nem de longe supera o meia Matteus. Aos 25 anos ele é o atleta mais velho entre os 23 relacionados para o Estadual. Revelado pela Inter de Limeira, chegou ao clube em 2013, após passagem pela Portuguesa Santista. Foi emprestado à Ferroviária ainda naquele ano. "Fez uma ótima Copa Paulista em 2013. Um segundo volante habilidoso, que sai bastante para o jogo. É alto, porém tem velocidade", explica Guilherme Alves, coordenador das categorias de base da Ferroviária. Contra o Palmeiras, na última rodada, o volante teve sua primeira chance no time principal do Furacão ao substituir Nathan, aos 27 do segundo tempo.

O mais novo do grupo é um dos destaques. Oscar Eduardo Cabezas Segura é zagueiro e veio do futebol colombiano. O jogador tem passagens pela seleção colombiana sub-17 e estava em um clube amador de Bogotá (Club Juanito Moreno). Com 18 anos, ele é uma das apostas da diretoria em um mercado que já lhe rendeu bons frutos. O volante Valencia e o meia Ferreira tiveram ótima passagem pelo clube na década passada.

Do time principal que disputou o Brasileiro do ano passado vieram seis jogadores, quase todos em situações e condições distintas. A principal aposta é Marcos Damasceno. Destaque nas categorias de base do Furacão nos últimos anos, ele chegou a ter oportunidades com Claudinei Oliveira, mas o Paranaense será fundamental no processo final de maturação do jogador. Junto com ele estão Gustavo Marmentini, Bruno Pelissari e Guilherme Batata. Os três foram os grandes destaques da recém-firmada parceria com a Liga Indiana de Futebol.

Já Mário Sérgio chegou a ter diversas chances ao longo de 2014, mas Sueliton foi o titular da posição. Ao optar pela não renovação com o camisa 2, o Furacão poderia apostar em Mário Sérgio. Contudo, o clube optou por contratar Daniel Borges, do Botafogo-SP, e "rebaixar" o lateral para o time sub-23. Outro dos frutos da parceria com a Ferroviária, o jogador recebe mais uma chance de se consolidar com a camisa rubro-negra. Quem também ganha mais uma chance de despontar no Paranaense é Sidcley, lateral-esquerdo que chegou ser utilizado como meia por Claudinei Oliveira.

Aparentemente, o zagueiro Ricardo Silva estaria na mesma situação. Titular no Estadual do ano passado, o jogador apareceu pouquíssimas vezes no time principal durante o Brasileirão. Porém, é considerado pelo presidente do clube um excepcional jogador. Em reunião com conselheiros Mario Celso Petraglia teria dito que Ricardo Silva é "melhor do que Manoel", negociado no início do ano passado com o Cruzeiro.

O goleiro titular deve ser Lucas Macanham, destaque da boa campanha atleticana na Copa do Brasil Sub-20. Jean Felipe e Jonathan Lucca tiveram chances no Paranaense do ano passado e continuam seu processo de formação. Zé Paulo e Pedro Paulo já compuseram o time principal no Brasileiro e vieram por empréstimo (com opção de compra) até maio deste ano. Se agradarem, podem renovar e permanecer no CT do Caju. Os demais são os goleiros Alexandre, Hugo Gumiero e Matheus Kayser, o zagueiro Marcão, o lateral Michel, o volante Matheus Rosseto e o atacante Juninho (que se apresentava como Olávio até ano passado).

Veja a lista completa do sub-23 atleticano:Goleiros: Alexandre, Hugo, Matheus Kayser e Lucas MacanhanLaterais: Héracles, Jean Felipe, Mário Sérgio, Michael e SidcleyZagueiros: Marcão, Oscar, Rafael Zuchi e Ricardo SilvaVolantes: Guilherme Batata, Jonatan Lucca, Matheus Rossetto e MatteusMeias: Bruno Pelissari, Gustavo Marmentini, Zé PauloAtacantes: Juninho, Marco Damasceno e Pedro Paulo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]