• Carregando...
A formação de jogadores é o grande orgulho do Envigado FC: ao centro, James Rodríguez. | Reprodução/ Envigado FC
A formação de jogadores é o grande orgulho do Envigado FC: ao centro, James Rodríguez.| Foto: Reprodução/ Envigado FC

O clube que revelou James Rodríguez, destaque da Copa do Mundo de 2014, entrou na lista negra do governo norte-americano. O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos acusa o Envigado FC de ser usado para lavar dinheiro do tráfico de drogas pelo seu dono, o empresário Juan Pablo Upequi. Com isso, todos os negócios do clube e seu dono nos Estados Unidos estão suspensos e tanto empresas como cidadãos norte-americanos estão proibidos de manter relações comerciais com eles.

De acordo com um comunicado emitido pelo governo dos Estados Unidos, Upequi mantém ligações com La Oficina, uma das maiores cartéis do tráfico de drogas na Colômbia. A organização criminosa tem, de acordo com os americanos, acesso às finanças do clube e usa o balanço da equipe para "esquentar" dinheiro arrecadado com o crime.

Fundado em 1989, o Envigado FC é um dos principais formadores de jogadores do futebol colombiano. Das canteras do clube saíram James Rodríguez, autor do gol mais bonito da última Copa e titular do Real Madrid; Fredy Guarín e Juan Quintero, outros titulares da seleção colombiana.

O Envigado é o segundo clube colombiano incluído na "Lista Clinton", como é chamada a relação de empresas estrangeiras apontadas pelo governo norte-americano como parcerias do tráfico de drogas. O América de Cali constou da mesma relação, mas foi excluído em 2013.

Nos anos 80 e 90, o tráfico de drogas financiou os dois maiores clubes de futebol da Colômbia. Bancado pelo Cartel de Cali, o América chegou a três finais seguidas da Libertadores (1985, 86 e 87). Perdeu todas. Com o apoio de Pablo Escobar e o Cartel de Medellín, o Atlético Nacional venceu a Libertadores em 1989 e foi base da seleção colombiana nos mundiais de 1990 e 94.

Coincidentemente, La Oficina de Envigado é apontada pelo governo norte-americano como forte parceira do Cartel de Medellín no tráfico de cocaína. Em nota oficial, o Envigado FC disse não ter sido notificado da sua inclusão na Lista Clinton, garantiu que suas atividades administrativas e financeiras ocorrem dentro da lei e que está aberto a qualquer investigação para comprovar sua transparência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]