• Carregando...
 | /
| Foto: /

Apesar de não ter o aval da CBF para sua realização, a Primeira Liga reiterou nesta terça-feira (19) que vai sair do papel em janeiro de 2016 – e com a participação dos cariocas Flamengo e Fluminense.

A primeira rodada começa na quarta-feira, 27, data da estreia de Atlético e Coritiba. O Furacão enfrenta o Fluminense, fora de casa, às 19h30. O Alviverde encara o Internacional, às 21h45, em Porto Alegre.

Em nota, a direção da liga afirma que o campeonato acontecerá dentro da lei e, mais do que uma nova competição, é um ‘novo processo de discussão dos problemas do futebol no Brasil’. A mensagem ainda diz que a Primeira Liga está em contato com a CBF para integração da competição ao calendário de 2017.

A partir disto, obtivemos o compromisso de que não haveria objeção por parte da CBF com relação a realização da competição em 2016”, fala a nota.

A reunião também marcou apoio dos clubes fundadores a Flamengo e Fluminense, que tem na Federação Fluminense um inimigo quanto à participação do torneio.

“Vai ter Liga, e Flamengo e Fluminense estão na Liga. Estamos trabalhando para superar essas questões, mas confiantes e determinados em jogar. O Flamengo tem conversado bastante com a CBF”, disse o diretor executivo do Flamengo, Fred Luz, ao Globoesporte.com.

Veja a nota publicada pela Primeira Liga:

Foi com grande senso de responsabilidade e comprometimento que em setembro de 2015, após várias reuniões, os 15 clubes de futebol que subscrevem este comunicado fundaram a Primeira Liga, visando organizar uma competição entre seus filiados, a qual iniciará no dia 27 deste mês.

• Desde o princípio os 15 clubes seguiram estritamente todas as obrigações exigidas pela Lei Pelé, pelo Estatuto do Torcedor e pelo Código Civil. A Primeira Liga, acima de tudo, é uma entidade legalista, no sentido jurídico da palavra. Quaisquer afirmações de que a Primeira Liga não teria obedecido a legislação brasileira não passam de retórica infundada, derivada exclusivamente do medo que impera em algumas entidades de que finalmente os clubes tenham o papel que lhes cabe na organização do futebol brasileiro.

• Somos conhecedores da realidade do futebol e de seus problemas atuais. Sabemos da responsabilidade que temos com os torcedores de cada um dos 15 clubes. Por isto, fundar a Primeira Liga não foi apenas um ato para criar uma nova competição, mas também uma iniciativa que objetiva iniciar um novo processo de discussão dos problemas do futebol no Brasil.

• Nas últimas semanas o Presidente da Primeira Liga manteve constante contato com diretores da CBF e com o Presidente licenciado, Marco Polo Del Nero, visando a integração da competição ao calendário de 2017, mediante algumas modificações nos critérios da competição. A partir disto, obtivemos o compromisso de que não haveria objeção por parte da CBF com relação a realização da competição em 2016.

• Nossa grande resposta será dada dentro de campo. Por isso, convocamos os torcedores do futebol para que mostrem juntamente conosco a força dos clubes no futebol nacional. Façamos da Copa Sul-Minas-Rio uma grande festa, onde não deve haver lugar para a violência e o torcedor possa mostrar seu orgulho de apoiar o clube do coração. Desejamos que, dentro de campo, vença o melhor, e que este seja coroado, no dia 31 de março, com o troféu de campeão da primeira competição oficial da Primeira Liga.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]