• Carregando...
Neymar comemora com os companheiros o gol marcado diante do Real Madrid | Reuters
Neymar comemora com os companheiros o gol marcado diante do Real Madrid| Foto: Reuters

Aos 17 minutos e 14 segundos de todo jogo no Camp Nou, a torcida do Barcelona se levanta e começa a gritar pela independência da Catalunha, integrante da Espanha desde 1714. Neste sábado (26), enquanto os culés concluíam o ritual, Neymar recebeu a bola de Iniesta do lado esquerdo da grande área. Puxou com a canhota e deu um tapa certeiro de direita, que desviou em Varane e fugiu do alcance de Diego López. Para Neymar, um gol na estreia no maior clássico do mundo. Para o Barcelona, um simbólico grito de independência.

O Barça que, nas cinco últimos temporadas, teve um de cada três gols marcados por Messi (271 de um total de 796), não precisou do argentino para vencer o Real Madrid, por 2 a 1, pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol. Os catalães lideram com 28 pontos, seis a mais que os madrilenhos, em terceiro. Neymar marcou um gol, obrigou López a uma defesa espetacular no segundo tempo e fez o lançamento para Alexis Sanchez anotar um golaço por cobertura, aos 34 minutos do segundo tempo.

"Um golaço. Não tenho palavras", disse Neymar, três gols e seis assistência no Espanhol. "Fico feliz pelo gol. É difícil ganhar o torcedor do Barcelona e estou fazendo de tudo para conseguir", reforçou Alexis, que teve sua entrada contestada por parte do público.

Para o atacante brasileiro, bastou um clássico para conquistar a plateia. Logo após o gol, os torcedores gritaram Neymar (com o "e" bem puxado) ao mesmo tempo em que moviam os braços e se curvavam em sinal de reverência. Em seguida, cantaram uma música no ritmo de "Ole-lê, ola-lá, Neymar vem aí e o bicho vai pegar". Quando o brasileiro foi substituído, aos 38 do segundo tempo, o estádio inteiro se levantou para aplaudir.

"Fazer a estreia em um clássico assim, marcando gol e vencendo, não poderia ser melhor. Estou muito emocionado. Maravilhoso. Uma sensação única", disse Neymar. "É mais um sonho que Deus me possibilitou. No Camp Nou, contra o Real Madrid, marcar um gol… Isso me honra muito", acrescentou.

Os números de Neymar reforçam sua boa atuação. Em 85 minutos, chutou três vezes ao gol - todas no alvo; duas defendidas por López. Acertou 26 passes, cometeu quatro faltas (sempre voltava para marcar, deixando Messi livre para puxar o contra-ataque) e, fugindo ao padrão da Liga Espanhola, sofreu apenas uma falta.

A estreia com gol e assistência superou, inclusive, a primeira vez de brasileiros históricos do Barcelona no clássico espanhol. Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho não conseguiram balançar a rede em seus primeiros confrontos com o Real Madrid. Contando apenas partidas do Campeonato Espanhol, Neymar fica atrás apenas do Baixinho, que fez três gols no 5 a 0 de 7 de janeiro de 1994, no Camp Nou.

Já sem o brasileiro, o Barça permitiu o gol madridista, marcado por Jesé, aos 46 do segundo tempo. Os merengues saíram reclamando de um pênalti em Cristiano Ronaldo. "Todo mundo viu, menos o juiz", criticou o técnico Carlos Anceloti.

Também poderiam reclamar do próprio treinador, que escalou três zagueiros. De Victor Valdés, autor de duas grandes defesas. Do travessão, que parou um petardo de Benzema, ainda com o placar em 1 a 0. E, principalmente, da sua incapacidade de parar Neymar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]