• Carregando...
 | Issei Kato/REUTERS
| Foto: Issei Kato/REUTERS

Com o trio MSN completo e com fome de bola, o Barcelona venceu sem grandes dificuldades o River Plate por 3 a 0, neste domingo (20) em Yokohama, no Japão, e conquistou pela terceira vez o Mundial de Clubes da Fifa. O Barça, que já havia conquistado a competição em 2009 e 2011, se isolou no topo da lista de campeões do Mundial de Clubes, deixando para trás o Corinthians, vencedor do torneio em 2000 e 2012.

O clube catalão fechou com chave de ouro uma temporada impressionante, na qual foi campeão da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Europa, sempre sob o comando de seu tridente ofensivo dos sonhos, composto por Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar.

O argentino Lionel Messi abriu o placar para o time catalão aos 35 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Suárez, que já havia marcado três gols nas semifinais contra o Guangzhou Evergrande, da China (3 a 0), garantiu a vitória do Barça balançando a redes outras duas vezes, aos 4 e 23 minutos, e foi eleito o melhor jogador do torneio.

“O importante era o título, era o objetivo que viemos buscar e é isso que nos deixa mais felizes. Sabemos o quanto é difícil jogar contra os sul-americanos, e foi até Leo abrir o placar. Temos que continuar neste mesmo caminho”, declarou o uruguaio após a partida.

O trio MSN e a taça: Barça dominou o jogo.Yuya Shino/REUTERS

O jogo

O River chegou à final apoiado pelos mais de 15 mil torcedores argentinos que encararam a longa viagem até o Japão para torcer pela equipe no Mundial. Os argentinos, porém, não haviam feito boa apresentação na estreia contra o Sanfrecce Hiroshima, vencendo pelo magro placar de 1 a 0, numa partida que facilmente poderiam ter perdido.

Para a final, o técnico do River, o ex-jogador Marcelo Gallardo, sabia que precisava apresentar um futebol muito mais convincente para sonhar em superar o Barcelona, melhor time da Europa. Para piorar a vida dos ‘Milionários’, Messi e Neymar se recuperaram dos problemas físicos que tiraram os dois craques da semifinal.

Com o trio ‘MSN’ completo, o Barça dominou completamente a posse de bola, não deixou os argentinos respirarem e obrigou o goleiro Marcelo Barovero a fazer duas grandes defesas nos primeiros trinta minutos de jogo, em chutes de Messi.

O gol catalão acabou saindo aos 36 minutos com o próprio Messi. No lance, Neymar ajeitou de cabeça para o craque argentino dominar (com o braço) na pequena área e tirar de Barovero. “Conseguimos colocar em prática nosso plano até os 40 minutos, mas jogamos contra uma grande equipe, com jogadores que fazem a diferença. Eles ganharam merecidamente”, analisou Gallardo.

O gol acabou obrigando o River a sair mais para o jogo em busca do empate, exatamente o que o Barcelona e seus velozes atacantes queriam.

Suárez brilha

O uruguaio Luiz Suárez terminou como artilheiro do Mundial, com cinco gols.Yuya Shino/REUTERS

No segundo tempo, com muito mais espaço para contra-atacar, o Barcelona não demorou para ampliar a vantagem. Aos 4 minutos, Busquets roubou bola no campo de defesa e arranjou lançamento perfeito para Suárez, que apareceu na cara do gol do River e não desperdiçou.

Gostando do jogo, os jogadores do Barcelona começaram a trocar passes e armar tabelas na entrada da área do clube argentino, dando a impressão de que estavam se divertindo e que, a qualquer momento, poderiam transformar a vitória em goleada.

Em uma dessas trocas de passes, o trio ‘MSN’ selou de vez o caixão argentino. Aos 23, Messi tocou para Neymar na esquerda, o brasileiro dominou, olhou para a área e cruzou na medida para Suárez balançar as redes de cabeça.

Autor de cinco gols em apenas dois jogos no Mundial de Clubes, Suárez foi eleito o melhor jogador da competição. Messi, que só disputou a final, ficou com a bola de prata, enquanto Iniesta foi bronze.

Sem poder de reação, o River se contentou em esperar o apito final e torcer para não sofrer mais gols, depois de testemunhar de perto o enorme abismo que separa os dois clubes, os dois continentes.

3º lugar

Mais cedo, no duelo pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, o Sanfrecce Hiroshima, campeão japonês eliminado pelo River Plate nas semifinais (1-0), venceu de virada o Guangzhou Evergrande, campeão asiático treinado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, por 2 a 1.

Todos os gols da partida foram de autoria de jogadores brasileiros. Paulinho abriu o placar para o time chinês, mas Douglas fez dois gols de cabeça e virou a partida para os japoneses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]