• Carregando...
O J. Malucelli, do lateral Fabinho (ex-Paraná e Coritiba), tenta manter a liderança para ter a vantagem de mando de campo no mata-mata. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
O J. Malucelli, do lateral Fabinho (ex-Paraná e Coritiba), tenta manter a liderança para ter a vantagem de mando de campo no mata-mata.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A primeira fase do Paranaense está perto de chegar ao fim e oito equipes brigam por seis vagas nas quartas de final do campeonato. J.Malucelli e Coritiba já estão garantidos entre os melhores e disputam a liderança, enquanto Nacional e Prudentópolis – este ainda não matematicamente – já se preparam para o Torneio da Morte.

Veja abaixo a situação de cada uma das 12 equipes no Paranaense e seus últimos adversários nessa fase:

1º J.Malucelli

Único invicto, líder do campeonato com 20 pontos, seis vitórias, 12 gols marcados, apenas 2 sofridos e um saldo positivo de 10, o Jotinha buscará nas últimas quatro rodadas manter a posição para ter a vantagem de decidir como mandante no mata-mata. Já classificado para a próxima fase, os últimos jogos da equipe do Barigui serão contra Coritiba (casa), Londrina (casa) e Maringá (fora).

2º Coritiba

Com 19 pontos, apenas um atrás do Jotinha, também já está classificado. O Coritiba almeja a liderança e poderá alcançá-la nesse domingo, quando visita o atual primeiro colocado J. Malucelli. Os outros jogos do Coxa serão contra Cascavel (casa) e Paraná (fora). Com seis vitórias nos oito primeiros jogos, 12 gols marcados e 5 sofridos, saldo de 7, o Alviverde só está atrás do próximo adversário porque perdeu uma partida, enquanto o Jotinha empatou. Se terminar essa primeira fase no topo e passar pelas quartas e semifinal, o Coxa poderá decidir o título no Couto Pereira.

3º Operário

Melhor time do interior nesse momento, com 16 pontos conquistados em cinco vitórias, o Operário tem o melhor ataque do Paranaense, com 13 gols marcados, 6 sofridos, saldo de 7. Nesta reta final a equipe do goleiro Jhonatan, autor do gol mais antológico desse campeonato até agora, briga para manter-se entre os quatro primeiros e decidir pelo menos as quartas de final em Ponta Grossa. O objetivo principal é conseguir uma vaga na Série D e chegar à semifinal pode garantir isso. Os últimos jogos do Fantasma são contra Cascavel (fora), Paraná (casa) e Rio Branco (casa).

4º Londrina

O atual campeão paranaense chegou à oitava rodada com 14 pontos, quatro vitórias e 8 gols marcados. O Tubarão, ao lado do Jotinha, tem a melhor defesa, com apenas 2 gols sofridos, saldo de 6. Nos últimos jogos, briga para classificar-se entre os quatro primeiros e ter a vantagem de decidir em casa na próxima fase. Tem uma sequência das mais difíceis nas últimas rodadas, quando enfrentará Paraná (casa), J.Malucelli (fora) e Atlético (casa).

5º Paraná

Com 13 pontos conquistados após quatro vitórias, 10 gols marcados e 8 sofridos, saldo de 2, o Tricolor também quer a classificação dentro do G4 e a vantagem de jogar o segundo jogo das quartas de final na Vila Capanema. O Tricolor, porém, ainda pode ficar fora da próxima fase. Mesmo cinco pontos à frente do Atlético, a primeira equipe no Torneio da Morte, o Paraná vai precisar somar pontos em três jogos complicados neste fim da primeira fase: Londrina (fora), Operário (fora) e Coritiba (casa).

6º Foz do Iguaçu

Principal surpresa desse Paranaense após conseguir a vaga na Primeira Divisão com a desistência do Arapongas e vencendo todos os jogos contra o Trio de Ferro, o time do Oeste tem os mesmos 13 pontos do Paraná, com quatro vitórias, mas perde no saldo de gols, já que marcou 9 vezes e sofreu 9 gols (saldo 0). Com o objetivo inicial de não cair para a Divisão de Acesso, o Foz já pode sonhar com uma vaga entre os quatro primeiros, o que seria importante para superar Operário ou J.Malucelli e conquistar um lugar na Série D. Nos últimos jogos tem uma das sequências menos preocupantes, pelo menos em teoria, quando enfrentará Prudentópolis (casa), Rio Branco (fora) e Cascavel (casa).

7º Cascavel

A Serpente já está no grupo que busca nas rodadas derradeiras a classificação entre os oito primeiros, fugindo do Torneio da Morte e garantindo a permanência na Primeira Divisão. Até agora, conquistou 12 pontos após três vitórias, 4 gols marcados e 3 sofridos, saldo 1. Ainda enfrentará Operário (casa), Coritiba (fora) e Foz do Iguaçu (fora).

8º Maringá

Último entre os classificados hoje, com 11 pontos em três vitórias, 9 gols marcados, 10 sofridos e saldo -1, o atual vice-campeão estadual jogará as últimas partidas para não ficar no Torneio da Morte e conseguir a classificação entre os oito primeiros. Nos últimos jogos tem pela frente Atlético (fora), Prudentópolis (fora) e J. Malucelli (casa).

9º Atlético

Apesar de ser o primeiro time no Torneio da Morte hoje e não vencer há quatro rodadas, o Furacão pode sair do grupo dos quatro últimos já na próxima partida se vencer o Maringá, na Baixada, por pelo menos dois gols de diferença. Até agora o Atlético conquistou oito pontos, venceu duas partidas, marcou 4 gols e sofreu 7, ficando com um saldo de -3. Com o objetivo de classificar-se e evitar o que seria uma vergonhosa disputa do Torneio da Morte, o Rubro-Negro ainda jogará na sequência contra o lanterna Nacional (casa) e Londrina (fora).

10º Rio Branco

O time de Paranaguá também busca evitar a disputa do Torneio da Morte, mas a sua situação é mais complicada do que a do Atlético, com sete pontos conquistados, quatro a menos do que o primeiro time fora dessa zona. Ou seja, independentemente se vencer ou não o Nacional, em casa, na próxima rodada, a equipe do Litoral ainda estará entre os quatro últimos. Com apenas duas vitórias, 5 gols marcados e 8 sofridos, saldo de -3, o Rio Branco jogará ainda contra Foz do Iguaçu (casa) e Operário (fora).

11º Prudentópolis

Com dois pontos no Estadual, sem nenhuma vitória, o pior ataque do campeonato com apenas 2 gols, enquanto sofreu 16, acumulando um desastroso saldo de -14, apenas um milagre tira o atual campeão do interior do Torneio da Morte. A equipe precisaria vencer todas as partidas, contra Foz do Iguaçu (fora), Maringá (casa) e Nacional (fora), e ainda contar com uma combinação muito difícil de acontecer de resultados, incluindo tirar uma diferença de saldo de 13 gols do Maringá – que teria de perder tudo até o fim da fase – e o Atlético ganhar somente o confronto com o time da Cidade-Canção. Mesmo assim, a vaga seria definida no saldo de gols.

12º Nacional

O time com a pior campanha entre todos os estaduais com equipes na Série A. Nenhum ponto conquistado, oito derrotas, 7 gols marcados e 19 sofridos (pior defesa), saldo de -12. Único que matematicamente não consegue mais fugir do Torneio da Morte, terá de utilizar as últimas rodadas para acertar a equipe para a disputa entre os quatro últimos, quando todos começarão zerados. Na primeira fase, ainda enfrentará o Rio Branco (fora), Atlético (fora) e Prudentópolis (casa) .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]