• Carregando...
Kléber Gladiador jogou seis Atletibas pelo Alviverde e ainda não marcou gols. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Kléber Gladiador jogou seis Atletibas pelo Alviverde e ainda não marcou gols.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O clássico Atletiba é sinônimo de pesadelo para o atacante Kléber. O principal artilheiro do Coritiba amarga o incômodo tabu de nunca ter balançado a rede do rival Atlético atuando pelo Coxa. Em boa fase, na ponta da tábua de goleadores do Paranaense, com 10 gols, o Gladiador tem neste domingo (30), às 16 horas, na Arena da Baixada, no primeiro jogo da decisão do Paranaense, a chance de encerrar esse tormento.

Alex vê Paranaense manchado e avalia: “Era para o Paraná estar na final”

Leia a matéria completa

Desde que desembarcou no Alto da Glória, em junho de 2015, o camisa 83 atuou em seis clássicos contra o Atlético, com três vitórias e três derrotas – aproveitamento compreensível quando se trata do Atletiba. Mas a análise vai além dos placares. Nos triunfos, pelo Brasileiro de 2015 e 2016, e na primeira fase do Estadual do ano passado, Kléber não passou de mero coadjuvante. Discreto. E o peso de perder o título paranaense na última edição do Estadual com duas derrotas (placar de 5 a 0 no agregado), explicam a pressão que vive o atacante antes da final.

Quando o assunto não é o Atletiba, entretanto, o desempenho individual de Kléber é irretocável. Ele já deixou sua marca 34 vezes com a camisa coxa-branca e vive grande fase. Pelo segundo ano seguido, o atacante deve ser o goleador do Paranaense – feito que não acontece há 32 anos nos lados do Couto Pereira. Já foram 10 gols na atual edição contra cinco do vice-artilheiro, o companheiro Henrique Almeida.

Apesar de ser a principal estrela do Alviverde na atualidade, o momento também é de muita pressão sobre Kléber, ainda mais depois da atuação no último duelo da primeira fase do Estadual. Com os reservas, o Furacão bateu o Alviverde na Baixada, com direito a pênalti perdido pelo Gladiador quando o placar ainda estava zerado.

‘Atletiba financeiro’: compare (ponto a ponto) a gestão de Atlético e Coritiba

Leia a matéria completa

Superar o trauma individual é um dos desafios para o jogador, mas ele conta com a coesão da equipe para unir esse objetivo particular à meta principal: vencer o rival e levar o título estadual. “Nós vamos ter cautela e não vamos nos expor, mas temos de sair para o jogo também. Não posso ficar isolado no ataque. Nesse tipo de jogo temos de ser inteligentes. Nós prometemos lutar sempre e evoluímos no momento importante do campeonato. Nós temos tudo para conquistar o título. Eu espero por isso porque será o meu primeiro título aqui no Coritiba”, projeta Kléber.

O Gladiador em Atletibas

20/9/2015 – Coritiba 2x0 Atlético, pela 27ª rodada do Brasileirão 2015

Foi a quinta partida de Kléber pelo Coxa. Ainda sem ritmo de jogo, o atacante sentiu uma lesão muscular e foi substituído no começo do segundo tempo.

20/3/2016 – Atlético 0x2 Coritiba, pela primeira fase do Paranaense 2016

Na atuação mais expressiva do Gladiador em Atletibas, ele não participou de nenhum dos gols. Foi amarelado e substituído com dores musculares na etapa final.

Uma aula de Atletiba: entenda o porquê de tanta rivalidade entre Atlético e Coritiba

Leia a matéria completa

1/5/2016 – Atlético 3x0 Coritiba, pela primeira partida da final do Paranaense 2016

Anulado pela marcação de Thiago Heleno e Paulo André, Kléber só apareceu no embate quando se estranhou com o lateral-direito Léo.

8/5/2016 – Coritiba 0x2 Atlético, pelo segundo jogo da final do Paranaense 2016

Abatido após a goleada na Baixada, Kléber foi ofuscado pelo atacante rubro-negro Walter, que participou dos dois gols rubro-negros e sacramentou o título do rival em pleno Couto Pereira.

29/6/2016 – Coritiba 1x0 Atlético, pela 12ª rodada do Brasileirão 2016

O jogo caminhava para um empate morno, novamente com atuação discreta do Gladiador. Mas o atacante Kazim roubou a cena e marcou o gol da vitória, na estreia do turco pelo Coxa.

1/3/2017 – Atlético 2x0 Coritiba, pela primeira fase do Paranaense 2017

A partida acabou de forma desastrosa para o camisa 83. Além de assistir a derrota para os reservas do Atlético, ele perdeu um pênalti quando o duelo estava 0 a 0.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]