• Carregando...
Coritiba apresentou planos de novo estádio à prefeitura | Antônio More/Gazeta do Povo
Coritiba apresentou planos de novo estádio à prefeitura| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O vice-presidente do Coritiba, Alceni Guerra, apresentou ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, quatro projetos que o clube estuda para levantar um novo estádio para o clube. De acordo com o dirigente, a reunião, realizada na última quinta-feira (24), serviu para o clube atualizar o poder público sobre as intenções em relação ao ‘novo Couto’.

Não se descarta pedir a emissão de potencial construtivo, benefício cedido ao Atlético na reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014.

O plano ainda está em fase embrionária e só deve ganhar mais força no Alto da Glória em 2016. “Temos quatro opções: a reforma do Couto, a construção do novo estádio em outro lugar, uma parceria com o Atlético ou uma Arena Paratiba. Será contratada uma empresa para estudar o plano diretor do Coritiba e fazer uma avaliação de qual opção é a melhor”, revelou Guerra.

Dívidas deixadas pela Arena da Baixada fazem prefeitura cobrar o estado na Justiça

Leia a matéria completa

Há um mês no G5 do Coritiba – grupo principal que administra o clube –, Guerra já ressaltou, em entrevista à Gazeta do Povo, a necessidade de o clube construir uma nova casa, tendo o rival Atlético como inspiração. A opção por uma parceria com o próprio Rubro-Negro foi levantada pelo ex-presidente Giovani Gionédis.

Já a Arena Paratiba foi discutida em um encontro entre as diretorias de Paraná e Coxa com a prefeitura no começo deste ano. Por ora, não passou disso.

“É preciso primeiro fazer uma avaliação de quanto vale o Couto Pereira, o centro de treinamento, qual o nosso potencial de sócios dependendo de cada casa. Depois apresentar tudo ao Conselho Deliberativo. Dissemos ao prefeito que estamos levantando essas possibilidades e que vamos mantê-lo informado”, contou Guerra.

A empresa responsável pelo estudo ainda não foi contratada. Nos últimos anos, inúmeros projetos de estádios alviverdes foram cogitados, mas nenhum realizado. A única obra que saiu do papel foi a modernização da Reta da Mauá.

Romário convida Petraglia e outros sete presidentes a depor na CPI do Futebol

Leia a matéria completa

O vice-presidente alviverde diz acreditar que a reforma do Couto Pereira, pelo laço afetivo com o local, pode ser a opção que mais agrade aos sócios. No entanto, outra ala do clube aposta que, como o estádio é bem localizado, pode render um valor que daria ao Coxa a chance de levantar o “melhor estádio do Brasil”, nas palavras do próprio Guerra, em outro local da cidade. João Destro, que arrematou o Pinheirão, não descartaria, por exemplo, que a área voltasse a ser um estádio.

Em enquete realizada na semana passada no blog Arquibancada Virtual, da Gazeta, 37% dos torcedores se mostraram a favor da reforma do estádio. Em segundo lugar, ficou a opção pela Arena Paratiba, com 27%, seguida da construção de um novo estádio só para o Coritiba, mas longe do Alto da Glória (18%) e de uma Arena Trio de Ferro (18%).

Guerra confirma a hipótese de o clube solicitar à prefeitura potencial construtivo – moeda virtual que permite construções acima da metragem definida por leis de zoneamento e uso do solo. “Evidente que podemos exigir, mas antes precisamos saber o que nós queremos fazer. Por enquanto isso não foi feito”, disse o cartola.

A prefeitura, via assessoria de imprensa, informou que nenhum pedido oficial de remessa de potencial construtivo foi feito pelo Coritiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]