• Carregando...
Coritiba fará treinos de pré-temporada até março. | Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo
Coritiba fará treinos de pré-temporada até março.| Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz/Gazeta do Povo

A pré-temporada do Coritiba será turbinada em 2016. Além dos 14 dias de concentração e dedicação exclusiva aos trabalhos físicos em Foz do Iguaçu, o planejamento feito pelo preparador físico Robson Gomes prevê treinos específicos até o dia 31 de março. Até lá, tudo mesclado com atividades técnicas e táticas.

A ideia da comissão técnica é aproveitar os primeiros meses do ano para dar condição aos atletas suportarem o calendário até o final do Brasileiro, última competição da temporada, com término previsto para início de dezembro. A estreia é na próxima quarta-feira (27), contra o Internacional, em Porto Alegre, pela Primeira Liga.

Safra Keirrison: por onde andam as promessas do Coritiba de 2006

Leia a matéria completa

“Fizemos primeiro um trabalho individualizado quando resgatamos as valências individuais de cada atleta. Nossa pré-temporada vai se estender até o dia 31 de março e agora estamos na fase de reeducação do atleta, como alimentação, adaptação de carga de trabalho, repouso, aceitação da dosagem do trabalho. Detalhes importantes nesses primeiros dias”, explica Gomes.

De acordo com Tiago Ferreira, integrante da equipe de Gomes, o importante é otimizar o tempo disponível para potencializar o ganho físico. A carga é pesada, especialmente nos primeiros quinze dias – o elenco já completou dois terços desse tempo.

“Vendo o calendário cruel e desumano que os atletas enfrentam, chegando a fazer de 65 a 70 e poucos jogos, sobra pouco tempo. A rotina é jogo, recuperação e jogo. Temos que aproveitar ao máximo para dar lastro aos atletas e deixá-los com maior aptidão para melhorar suas performances nas partidas”, enfatiza.

Carga pesada nos treinos físicos do Coritiba em Foz do Iguaçu

Sob o comando do preparador Robson Gomes e seus auxiliares, Fabiano Rosenau e Tiago Ferreira, jogadores encaram rotina diária de exercícios na pré-temporada alviverde

+ VÍDEOS

“É uma carga maior agora para que eles possam suportar o ano. Nesse período temos tempo de recuperação, alimentação regrada e descanso adequado”, completa Ferreira.

Gomes é o planejador, Ferreira um dos executores e Fabiano Rosenau, terceiro integrante do departamento físico, o motivador. Durante os trabalhos sua voz ecoa na mente dos jogadores, sempre com palavras de incentivo.

“Eles gostam e ajudam muito nesse sentido. Se o jogador está muito calmo, com comportamento linear nos trabalhos, atua com 70% a 80% de seu potencial. Colocamos esse incentivo para que ele chegue ao limite”, explicou.

Para o atacante Evandro, o mais novo do grupo Coxa, com apenas 18 anos, a tática funciona mesmo.

“Temos que começar em alto nível, muito fortes para aguentar a temporada. O trabalho é bom e quando chega no jogo a perna esta até mais leve e aguentamos o tranco”, diz.

“A gente sofre um pouco para se adaptar à carga de treinos, mas no geral temos respondido bem a essa intensidade. Esse ano certamente será difícil, mas teremos uma boa temporada pela frente”, completa Ceará, mais velho do elenco com 35 anos.

Atacante Negueba é um dos mais animados no treinamento.Eduardo Luiz/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]