• Carregando...
Jogadores do Coritiba comemora ao final da partida com o Palmeiras. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Jogadores do Coritiba comemora ao final da partida com o Palmeiras.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A atual campanha do Coritiba no Brasileiro traz o temor para os torcedores de que se repita o filme de 2009, a última vez em que o clube caiu para a Série B. Apesar do clima de otimismo após o triunfo diante do Palmeiras, há semelhanças entre as duas temporadas. Será coincidência? Os coxas-brancas esperam que sim. Veja abaixo cinco dessas similaridades:

ENQUETE: o Coritiba vai escapar do rebaixamento? Vote

1) Atletiba enganador

Vence o Atletiba, vem aquela empolgação e... nada. Em 2009 a vitória por 3 a 2 na 31ª rodada deu um alívio para a torcida ao ver o time abrir cinco pontos da zona de rebaixamento. Na sequência, foram três derrotas, duas vitórias e dois empates. Sequência insuficiente para o time se manter na Série A. Neste ano, a vitória por 2 a 0 sobre o rival na 27ª rodada, logo após vencer o Flamengo fora de casa, antecedeu as quatro derrotas seguidas dos últimos jogos.

GALERIA: veja fotos da vitória do Coritiba sobre o Palmeiras

2) Medalhão na equipe

Em 2009, o veterano era Marcelinho Paraíba; em 2015, Kléber Gladiador. Ambos chegaram no Alto da Glória já no declínio da carreira e não justificaram o alto valor investido com salários. A diferença é que o primeiro causou um racha no elenco e o segundo chegou a abrir mão dos salários enquanto esteve lesionado e não pode entrar em campo pelo clube. Kléber ainda tem um jogo para mostrar que foi um bom investimento dentro de campo.

3) Carioca desesperado no fim

Em 2009, o Coritiba enfrentou o Fluminense na última rodada. Após uma arrancada impressionante nas últimas dez rodadas, o Tricolor carioca conseguiu escapar do rebaixamento com um empate no Couto Pereira, o que foi sucedido de cenas de selvageria que rodaram o Brasil e culminaram em uma punição pesada aos donos da casa – dez partidas longe de Curitiba. Nesta temporada, o adversário na última rodada, novamente no Alto da Glória, é o Vasco. Segundo o matemático Tristão Garcia, a equipe vascaína, atual 18ª colocada no campeonato, tem 89% de chances de cair, mas a diferença é que o Coxa pode escapar até com uma derrota na rodada decisiva.

4) Números parecidos

Após a 37ª rodada, o time de 2009 tinha perdido 17 vezes, contra 16 neste ano. Com isso, o time de 2009 tinha 44 pontos (12 vitórias, 8 empates e 17 derrotas), ocupando a 16ª colocação, porém com a mesma pontuação do Botafogo, que abria a ZR naquele campeonato. O time atual tem 43 pontos, (11 vitórias, 8 empates e 16 derrotas) mas abriu três pontos de vatagem para o Figueirense, que hoje abre a área da degola.

5) Ney Franco

A semelhança mais óbvia esteve no banco de reservas, com o mesmo treinador nas duas temporadas. A diferença é que em 2009 Ney Franco assumiu na última rodada do primeiro turno e ficou até o fim, enquanto neste ano o treinador pegou o time na sétima rodada e caiu na 33ª rodada, dando a vez para Pachequinho.

  • Jogadores do Coritiba agradecem torcida que esteve no Allianz Parque.
  • No final da partida, Henrique Almeida marcou o segundo gol do Coritiba.
  • Marcação forte sobre o atacante Henrique Almeida.
  • Marcação forte do Palmeiras.
  • Coritiba teve de se segurar no começo do segundo tempo.
  • Henrique Almeida comemora com o Juan o 1 a 0.
  • Juan comemora o gol após belo passe de Negueba.
  • Negueba sai de campo na maca móvel depois de uma falta forte.
  • Técnico Pachequinho passa orientações para o lateral-esquerdo Carlinhos.
  • Negueba tenta passar pela defesa palmeirense.
  • Torcedores do Coritiba marcaram presença no Allianz Parque.
  • Torcida coxa-branca empurrou o Coxa em São Paulo.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]