Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileiro

Coxa estreia e busca firmar aliança com a torcida no Couto

Abalado, Coxa espera selar hoje paz com a torcida. Diretoria e time querem fãs com espírito desarmado no jogo diante do Atlético-MG

Alex, principal elo entre clube e torcida, volta a disputar um jogo no Brasileirão | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Alex, principal elo entre clube e torcida, volta a disputar um jogo no Brasileirão (Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo)

O Coritiba inicia hoje diante do time misto do Atlético-MG, às 18h30, no Couto Pereira, a busca não só por um posto de destaque no Brasileiro, mas principalmente a missão de ter os fãs novamente ao lado.

A eliminação da Copa do Brasil para o Nacional-AM na quinta-feira agravou o distanciamento entre o time e as arquibancadas, com direito a vaias, xingamentos e pedidos de trocas na comissão técnica e no elenco.

O treinamento de ontem foi o primeiro passo na política de reconciliação: a atividade no Alto da Glória ocorreu com portões abertos para que os coxas-brancas pudessem ver de perto a dedicação do elenco.

A ideia é pactuar uma aliança com a torcida, apesar do revés contra os amazonenses, especialmente nas cinco primeiras rodadas, período antes da parada da Copa das Confederações. A etapa inicial é considerada fundamental para esfriar os ânimos.

O atacante Geraldo é enfático: "Precisamos ir para o campo, vencer os jogos e só assim o torcedor vai jogar a nosso favor". O autor de quatro gols nos últimos quatro jogos do Coxa segue como titular em razão da lesão de Rafinha.

Já o volante Junior Urso não acredita que a bronca seja com toda a torcida coxa-branca. "Uma parte resmungou, mas estamos de bem com a torcida. Eles têm nos apoiado. Mas claro, temos de trabalhar mais para trazer todos para o nosso lado, porque eles também são importantes".

Esse atrito entre torcida e time acontece exatamente no momento em que a diretoria lançou um desafio para que o Coritiba tenha a maior média de púbico da Série A em 2013 – desafio acompanhado de promoções para se associar. A tarefa, que por si só, não é das mais simples, ainda vai depender da reação em relação à saída precoce da Copa do Brasil.

O Alviverde ficou na metade de cima na tabela de média de público das duas últimas edições do Brasileirão – foi 6.º em 2011 e 9.º em 2012. Para ser o primeiro da lista precisa mais do que duplicar o número alcançado no ano passado. De 12.579 por jogo na temporada 2012, vai ter de saltar em tese para pelo menos 26.858, média do Corinthians – o líder em assiduidade do público – no mesmo biênio.

O diretor de marketing e negócios do Coritiba, Paulo Cesar Verardi, concorda que é normal o torcedor ficar entristecido pelo resultado. No entanto, demonstra confiança de que esse cenário será revertido.

"Não tenho dúvidas de que foram dias de tristeza para os torcedores, mas que foi diluindo aos poucos. Agora a torcida está voltada ao Brasileirão e vai comparecer da mesma forma. [A eliminação] não vai prejudicar de maneira expressiva o que estamos esperando", disse.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.