• Carregando...
Coritiba se prepara para o confronto com a Chapecoense, sob o comando do novo técnico, Celso Roth | Márcio Cunha
Coritiba se prepara para o confronto com a Chapecoense, sob o comando do novo técnico, Celso Roth| Foto: Márcio Cunha

O objetivo do Coritiba é aproveitar os nove jogos antes da Copa do Mundo para largar forte no Brasileiro. A equipe estreia hoje no campeonato, às 21 horas, contra a Chapecoense, fora de casa. Para tanto, o Alviverde conta com o técnico Celso Roth, que precisará reviver os seus melhores inícios de temporada para igualar ou superar os 63% de aproveitamento do Coxa em 2013.

INFOGRÁFICO: Confira o aproveitamento de Celso Roth em Brasileiros

Missão que o treinador gaúcho cumpriu apenas em 4 das 16 vezes em que dirigiu uma equipe por mais de 10 partidas no Campeonato Nacional. Levantamento da Gazeta do Povo (veja mais detalhes ao lado) que desfaz a fama de "boas arrancadas" de Roth.

Estão neste caso o Inter­­na­­­­­­cional em 1997 (77%); Palmei­­ras em 2001 (81%); Grê­­mio em 2008 (63%) e Atlé­­tico-MG em 2009 (67%). Os piores inícios foram registrados no Flamengo e no Bo­­tafogo, ambos em 2005, quando o agora comandante coxa-branca teve aproveitamento de apenas 30% e 33%, respectivamente, du­­rante os primeiros nove compromissos.

No ano passado, o Co­­ri­­tiba venceu quatro e empatou cinco jogos nas nove primeiras rodadas – totalizando os 63% de aproveitamento. "Gordura" na tabela de classificação que ajudou a salvar o clube do rebaixamento no final do Nacional.

"Historicamente faz uma grande diferença ter um bom início. Neste ano são nove rodadas, praticamente um quarto da competição. Mas a proposta é ter um campeonato equilibrado, sem sufocos. Currículo e trabalho o Roth tem", afirmou o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Thomaz de Aquino.

Os adversários da fase pré-Mundial não são fáceis. Além da Chapecoense, o Coxa enfrenta o Santos (casa), São Paulo (fora), Sport (c), o campeão brasileiro Cruzeiro (f) e Internacional (c). Tem então o clássico com o Atlético (f), depois Cri­­ciú­­ma (f) e Goiás (c).

"Estamos indo para o 11.º ano do Brasileiro de pontos corridos e cada vez nós vemos que iniciar bem o campeonato é importantíssimo. Mas não é só isso. A manutenção da alta performance é fundamental, porque a margem entre o primeiro e o último está ficando muito estreita. Tem que manter o nível, o equilíbrio", declarou Celso Roth.

O treinador disse acreditar que o elenco coritibano tem condições de realizar uma boa competição. "Tenho dito que nós temos um grupo de valor. Vamos fazer algumas contratações pontuais, mesmo com algumas dificuldades, mas esse grupo tem muita qualidade", comentou o gaúcho.

Celso Roth volta a comandar uma equipe após longo afastamento do futebol. O último trabalho do treinador foi com o Cruzeiro, no Bra­­sileiro de 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]