• Carregando...
 | Juarez Rodrigues/Estados de Minas
| Foto: Juarez Rodrigues/Estados de Minas

O Coritiba foi a Belo Horizonte, na noite deste sábado (17), e saiu do Mineirão derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 2. Com dois gols do meia Ricardo Goulart, aos 10 e aos 45 minutos do 1º tempo, e outro de Borges, aos 23 da etapa final, a Raposa venceu e chegou a liderança provisória do Campeonato Brasileiro.

O Coritiba, que descontou com Alex aos 23 da primeira etapa, e com Norberto, aos 9 do 2º tempo, segue na zona de rebaixamento e pode ver sua situação piorar dependendo dos resultados de domingo.

Com muitos erros da defesa, o Coxa começou sofrendo pressão, levou o gol, mas conseguiu voltar ao jogo. Sofreu outro tento, no final do 1º tempo, e alcançou o empate logo no início da 2ª etapa.

Mas, a partir do gol de empate, o Cruzeiro mandou no jogo, fez o gol da vitória e praticamente não sofreu sustos. O time paranaense reclamou de dois pênaltis no final da partida, que poderiam ter mudado o resultado final, mas o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro não marcou.

O jogo

Mais tímido e cauteloso, o Coritiba começou a partida com a proposta clara de deixar a bola com o adversário e explorar os contra-ataques. Com os laterais Egídio e Ceará subindo o todo tempo para apoiar o ataque, o Cruzeiro deixava espaços e o Coxa utilizava bolas longas para tentar encontrar estes buracos.

Mas o time não mantinha posse tempo suficiente para escapar da pressão da Raposa. O time da casa impôs a pressão inicial atrás de anotar um gol, utilizando o atacante Borges na referência e com chegadas rápidas pelas laterais. E foi recompensado. Aos 10 minutos de partida, Egídio recebeu pela esquerda e levantou para Ricardo Goulart, que chegou de trás e venceu o volante Chico na bola aérea para abrir o placar no Mineirão.

O gol acordou o Coritiba. Contando com a lucidez de Alex na meia, o time passou a tocar mais a bola e, timidamente, tentar encontrar espaços para chegar ao gol do Cruzeiro. Foram duas boas chances criadas a partir dos 10 minutos de jogo. Jajá arriscou de fora da área, Zé Love tentou tabelar com Alex e o time visitante se assustou. Até que, aos 22 minutos da 1ª etapa, Carlinhos recebeu sozinho pela esquerda e cruzou. Alex entrou entre os dois zagueiros e cabeceou no canto de Fábio, para empatar.

Após o gol, o Coxa voltou a se retrair e dar a bola para o adversário. Jogando muito pelas laterais, o Cruzeiro pressionava, mas não ameaçava o gol de Vanderlei.

Borges cabeceou pressionado e perdeu uma boa oportunidade, Ricardo Goulart tentou finalizar de fora mas a bola saiu fraca e o 1º tempo parecia terminado.

Mas, aos 46 minutos, Ricardo Goulart colocou a bola na entrada da área para Borges, que usou o corpo para ganhar espaço e colocar na direita para Éverton Ribeiro. O baixinho foi ao fundo e cruzou na área. Ricardo Goulart, por trás da defesa, recebeu sozinho, sem goleiro, para colocar o time azul na frente.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com o Coritiba mais aberto. Buscando o empate, o time passou a jogar com Carlinhos, pela esquerda. Na primeira tentativa, o lateral acionou Zé Love, mas o atacante não deu sequência à jogada. Na segunda tentativa, aos 9, Carlinhos recebeu na esquerda e fez grande jogada individual sobre Egídio antes de cruzar para Norberto, que se antecipou à zaga mineira para cabecear e empatar a partida.

Só que, a partir do empate Coxa, a Raposa voltou a dominar. O técnico Marcelo Oliveira trocou Ceará, lateral com mais características defensivas, por Mayke, que tem seu forte no ataque. O treinador mineiro também sacou o volante Henrique e colocou o atacante William, na tentativa de ganhar o jogo.

Pensando em explorar o desespero dos cruzeirenses, o técnico Celso Roth apostou na velocidade de Geraldo, no lugar de Jajá. Mas a substituição não surtiu o efeito que o treinador esperava. Logo após a entrada do angolano, aos 23 minutos, Dagoberto cobrou o escanteio da esquerda, Vanderlei subiu para cortar mas a bola ficou na entrada da área. Ricardo Goulart chegou batendo e Borges, sozinho, colocou para dentro, para desempatar a partida.

Se nas outras duas vezes em que esteve atrás do placar o Coritiba reagiu e buscou o gol, desta vez, o Cruzeiro não deu chance ao Coritiba. Tocando a bola na intermediária e deixando o tempo passar, o Cruzeiro só correu algum risco no final da partida. Na base da velocidade de Geraldo, Alex encontrou o atacante por duas vezes dentro da área.

Na primeira, ele levou um tranco no corpo do zagueiro Dedé e não conseguiu finalizar em gol. Na segunda, novamente Dedé derrubou Geraldo, que ficou reclamando pênalti. O juiz não marcou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]