• Carregando...
Invasão de gramado, show com mulatas, provocação de chefe atleticano marcam a noite histórica de 31/7/85 . | Arquivo/Agência O Globo
Invasão de gramado, show com mulatas, provocação de chefe atleticano marcam a noite histórica de 31/7/85 .| Foto: Arquivo/Agência O Globo

Um grupo seleto de coxas-brancas presenciou o único título brasileiro conquistado pelo Coritiba. Não há um número certo de quantos alviverdes estiveram na arquibancada do Maracanã – há chutes entre 5 e 10 mil entre os quase 100 mil presentes. Mas quem foi ao Rio há 30 anos não esquece jamais.

São histórias de invasão de campo, provocação do chefe atleticano, mulatas do Sargentelli e um reencontro inesperado. Passagens embaladas pela emoção única de ver o time do coração campeão nacional.

Um dos presentes era Gustavo Fruet, 52 anos, então um jovem estudante de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O atual prefeito de Curitiba chegou a invadir o gramado do então “maior estádio do mundo” para arrancar um pedaço da rede .

Prefeito Gustavo Fruet invadiu o campo para comemorar

Na série “Maracanã: eu fui”, torcedores do Coritiba relembram como foi acompanhar o título nacional no Rio de Janeiro em 1985.

+ VÍDEOS

“Foi um jogo emocionante. Estava entre aqueles que entraram no campo. O Rio de Janeiro torcia todo para o Bangu. Foi muito marcante, como torcedor do Coritiba foi seguramente o grande momento da minha geração”, diz.

Uma das melhores lembranças do coxa-branca ocorreu de volta a Curitiba: “Meu pai [Mauricio Fruet] era o prefeito na época e seria inaugurado o Citibank, um ato solene. Do alto do carro de som, na carreata da vitória pela Marechal Deodoro, ele parou em frente do banco e disse apenas: ‘declaro inaugurado’.”.

Engenheiro civil, Luiz Henrique de Barbosa Jorge, 50 anos, era o chefe da principal torcida organizada do Coxa à época, a Mancha Verde. Foi um dos responsáveis por organizar a excursão dos ônibus que percorreram quase 900 quilômetros até o local da partida – no total, viajaram cerca de 200 veículos.

Líder da Mancha recorda tensão com o Coxa na decisão

Na série “Maracanã: eu fui”, torcedores do Coritiba relembram como foi acompanhar o título nacional no Rio de Janeiro em 1985.

+ VÍDEOS

“Fomos a primeira torcida a chegar ao Rio e seguimos para o bairro da Urca. Conversando na praia soubemos que o Castor de Andrade [bicheiro e presidente do Bangu] estava distribuindo ingressos para os outros torcedores da cidade. Isso nos preocupou”, recorda Espeto.

À noite, o temor dos coritibanos se confirmou. O Maracanã ficou repleto de torcedores do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, unidos para apoiar a simpática agremiação da zona oeste da cidade. Apoiados ainda pela bateria da escola de samba Mocidade Independente, dirigida por Castor de Andrade.

Trinta anos depois, Espeto, como é conhecido, teve a chance de um reencontro. Chamado para participar de uma matéria do Esporte Espetacular, da Rede Globo, voltou ao Maracanã ao lado de Rafael (goleiro do título ), Ado (o atacante vilão do Bangu) e um torcedor do time carioca.

“Naturalmente, jamais esperei por isso. Foi incrível retornar ao palco da maior conquista do meu clube e estar junto com o Rafael, um dos meus ídolos de juventude”, conta o torcedor.

Chefe atleticano deu dispensa para ir ao jogo decisivo

Na série “Maracanã: eu fui”, torcedores do Coritiba relembram como foi acompanhar o título nacional no Rio de Janeiro em 1985.

+ VÍDEOS

Outro coxa-branca que encarou a jornada em 85 foi Gilmar Dammski, 51 anos. “Eu trabalhava numa fábrica de refrigerante e um chefe atleticano disse que não entendia como eu não iria para o jogo. Pedi dispensa e ele aceitou. Nem parece que já se passaram 30 anos”, diz o atual gerente regional de operações do Hotel Slaviero.

Olivar de Oliveira, 68 anos, pegou um avião até o Rio de Janeiro. E aproveitou para curtir a noite antes da decisão. “Eu quase fui atropelado na Barata Ribeiro, em Copacabana. O carro parou e saiu uma moça que era mulata do Sargentelli [apresentador e empresário]. Resultado, eu e todos da minha excursão fomos ao show de samba e mulatas”.

Sobre ter assistido in loco a conquista, Oliveira resume: “Tive duas grandes emoções na minha vida. O nascimento do meu filho e aquela noite no Maracanã”.

Leia mais sobre os 30 anos do título brasileiro do Coritiba

Textos

Há 30 anos, o maior do mundo foi coxa-branca

Festa da torcida coxa-branca no Rio teve invasão de gramado e show com mulatas

Veja o pôster e descubra que fim levou cada jogador Coxa campeão em 85

Decisivo para o título brasileiro do Coxa, Lela hoje vive isolado

Historiador diz que final de 85 não alterou triste destino do Bangu

Carneiro Neto: Coritiba no Paraíso

Infográfico

Scout mostra vitória do ”futebol de resultado” do Coritiba sobre “jogo bonito” do Bangu

Vídeos

Relembre como o Coritiba conquistou o Brasileiro de 1985

Prefeito Gustavo Fruet invadiu o gramado do Maracanã

Chefe atleticano deu dispensa para ir ao jogo decisivo

Antes de sofrer com o Coxa, teve show de mulatas à noite

Coxa-branca lembra de confusão com torcida do Bangu

Líder da Mancha recorda tensão com o Coxa na decisão

Fotos

Baixe o wallpaper do pôster de campeão brasileiro do Coritiba

Fotos de 12 jogos do Coritiba no título brasileiro de 1985

Torcida do Coxa festeja no centro de Curitiba após título

Campeão em 1985, Coritiba recebe homenagem da ALEP, FPF e Clube Cultural

Evangelino e Ênio Andrade no Couto Pereira em 1985

Cenas da torcida do Coritiba no título brasileiro de 1985

Coritiba embarca no Afonso Pena em 1985

Festa do título brasileiro do Coritiba invade a Marechal Deodoro em 1985

37 fotos do Lela Careta no Coxa 1985. Relembre!

Fotos do goleiro Rafael na campanha do título do Coritiba em 1985

Na Marechal Deodoro, caravana do Coxa parte rumo ao Rio de Janeiro em 1985

Interatividade

Desbrave no mapa interativo a Curitiba do Coxa campeão de 1985

Diário de 85

Relembre os 30 dias que antecederam o título brasileiro do Coritiba em 1985

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]